Warning: Parameter 2 to WPE\Site_Preview::the_posts() expected to be a reference, value given in /nfs/c11/h02/mnt/207098/domains/cpd.com.br/html/wp-includes/class-wp-hook.php on line 287
CPD | 5 ataques cibernéticos que comprometem a proteção de dados da empresa e como evitá-los
Warning: Parameter 2 to WPE\Site_Preview::the_posts() expected to be a reference, value given in /nfs/c11/h02/mnt/207098/domains/cpd.com.br/html/wp-includes/class-wp-hook.php on line 287

5 ataques cibernéticos que comprometem a proteção de dados da empresa e como evitá-los

O crime cibernético é um risco claro e presente para governos, empresas e indivíduos; de acordo com o Relatório de Riscos Globais 2020 do Fórum Econômico Mundial, os ataques cibernéticos estão em primeiro lugar entre os riscos globais causados ​​por humanos.

A motivação por trás dos ataques cibernéticos se tornou mais variada nos últimos anos, com desinformação e interrupção se juntando aos fatores regulares de roubo de dados, extorsão e vandalismo, e os desafios que eles apresentam colocam muitas equipes de segurança em segundo plano.

A RiskIQ, plataforma de gerenciamento de superfície de ataque, previu que, em 2021, o cibercrime custará ao mundo US$ 11,4 milhões a cada minuto. Esses custos são tangíveis e intangíveis, incluindo não apenas a perda direta de ativos, receitas e produtividade, mas também a perda da confiança empresarial e danos à reputação.

O crime cibernético é construído em torno da exploração eficiente de vulnerabilidades, e as equipes de segurança estão sempre em desvantagem porque devem defender todos os pontos de entrada possíveis, enquanto um invasor precisa apenas encontrar e explorar uma fraqueza ou vulnerabilidade. 

Essa assimetria favorece altamente qualquer invasor, com o resultado de que mesmo as grandes empresas lutam para impedir que os cibercriminosos monetizem o acesso às suas redes, que normalmente devem manter o acesso aberto e a conectividade enquanto tentam proteger os recursos da empresa.

Não apenas as grandes organizações correm o risco de ataques cibernéticos, os cibercriminosos usarão qualquer dispositivo conectado à Internet como uma arma, um alvo ou ambos, as pequenas e médias empresas tendem a implantar medidas de segurança cibernética menos sofisticadas.

Então, quais são os ataques cibernéticos mais prejudiciais e como eles funcionam? Aqui estão os tipos de ataques cibernéticos mais prejudiciais a sua empresa.

  • Malware

Malware, ou software malicioso, é um termo abrangente usado para se referir a um programa ou arquivo hostil ou intrusivo que é projetado para explorar dispositivos à custa do usuário e em benefício do invasor. 

Existem vários tipos de malware, sendo o Ransomware seu tipo mais perigoso atualmente, mas todos eles usam técnicas de evasão e ofuscação projetadas não apenas para enganar os usuários, mas também para evitar os controles de segurança para que eles possam se instalar em um sistema ou dispositivo clandestinamente sem permissão.

  • DDoS

Um ataque distribuído de negação de serviço (DDoS) é um ataque no qual vários sistemas de computador comprometidos atacam um alvo, como um servidor, site ou outro recurso de rede, e causam uma negação de serviço para usuários do recurso alvo. 

A enxurrada de mensagens recebidas, solicitações de conexão ou pacotes malformados para o sistema de destino o força a desacelerar ou até mesmo travar e desligar, negando assim o serviço a usuários ou sistemas legítimos.

  • Phishing

Um ataque de phishing é uma forma de fraude na qual um invasor se disfarça de entidade confiável, como um banco, departamento de impostos ou pessoa em e-mail ou em outras formas de comunicação, para distribuir links maliciosos ou anexos para enganar uma vítima desavisada para entregá-la sobre informações valiosas, como senhas, detalhes de cartão de crédito, propriedade intelectual e assim por diante. 

É fácil lançar uma campanha de phishing e eles são surpreendentemente eficazes.

  • XSS

Este é outro tipo de ataque de injeção em que um invasor injeta dados, como um script malicioso, em conteúdo de sites de outra forma confiáveis. Ataques de script entre sites ( XSS ) podem ocorrer quando uma fonte não confiável tem permissão para injetar seu próprio código em um aplicativo da web e esse código malicioso é incluído no conteúdo dinâmico entregue ao navegador da vítima.

  • Botnets

Um botnet compreende um conjunto de computadores e dispositivos conectados à Internet que são infectados e controlados remotamente por cibercriminosos. Eles costumam ser usados ​​para enviar spam por e-mail, participar de campanhas de fraude de cliques e gerar tráfego malicioso para ataques DDoS. 

O objetivo da criação de um botnet é infectar o maior número possível de dispositivos conectados e usar o poder de computação e os recursos desses dispositivos para automatizar e ampliar as atividades maliciosas. 

Como prevenir tipos comuns de ataques cibernéticos

Quanto mais pessoas e dispositivos uma rede se conectar, maior será o valor da rede, o que torna mais difícil aumentar o custo de um ataque a ponto de os hackers desistirem. 

Portanto, as equipes de segurança precisam aceitar que suas redes estarão sob constante ataque, mas ao compreender como funcionam os diferentes tipos de ataques cibernéticos, controles e estratégias de mitigação podem ser implementados para minimizar os danos que podem causar. Aqui estão os principais pontos a serem considerados:

  • Os hackers, é claro, primeiro precisam se firmar em uma rede antes de poderem atingir seus objetivos, portanto, eles precisam encontrar e explorar uma ou mais vulnerabilidades, ou fraquezas na infraestrutura de TI da vítima.
  • As vulnerabilidades são humanas ou tecnológicas e, de acordo com dados do Escritório do Comissário de Informação do Reino Unido, o erro humano foi a causa de aproximadamente 90% das violações de dados em 2019, com phishing como a principal causa.
  • Os erros podem ser ações não intencionais ou falta de ação,. Isso torna o treinamento de conscientização de segurança uma prioridade máxima na luta contra os ataques cibernéticos e, como as técnicas de ataque estão em constante evolução. Uma campanha de simulação de ataque cibernético pode avaliar o nível de conscientização cibernética entre os funcionários com treinamento adicional onde houver deficiências óbvias.
  • Embora os usuários preocupados com a segurança possam reduzir a taxa de sucesso da maioria dos ataques cibernéticos, uma estratégia de defesa em profundidade também é essencial. Eles devem ser testados regularmente por meio de avaliações de vulnerabilidade e testes de penetração para verificar se há vulnerabilidades de segurança exploráveis.
  • Por fim, para lidar com explorações de dia zero, em que os cibercriminosos descobrem e exploram uma vulnerabilidade anteriormente desconhecida antes que uma correção seja disponibilizada.

As estratégias e orçamentos de segurança precisam construir a capacidade de se adaptar e implantar novos controles de segurança se o mundo conectado quiser sobreviver à batalha sem fim contra os ataques cibernéticos.

Sobre a CPD Informática

Fundada em 1974, a CPD Informática é uma empresa Integradora de Recursos e Provedora de Serviços de TI (Tecnologia da Informação), com sede em Brasília e operação em todo o território nacional.

Em seus mais de 40 anos de atividade, a CPD Informática se tornou referência em soluções integradas de TI com propostas inovadoras, produtos com tecnologia de ponta e atendimento especializado e diferenciado.

No Comments

Post A Comment