hiperconvergência segurança desempenho nuvem privada

A hiperconvergência atende aos requisitos de segurança e desempenho da nuvem privada

Powered by Rock Convert

As empresas que desejam se beneficiar da nuvem geralmente relutam em implantar aplicativos e dados críticos para os negócios na nuvem pública devido a preocupações com disponibilidade, segurança e desempenho.

Além disso, a maioria dos gerentes de TI considera uma plataforma de nuvem privada uma opção mais segura, dada a visibilidade e o controle superiores da infraestrutura de TI e a tranquilidade resultante de alojar ativos críticos em sua própria estrutura.

Indo um pouco mais além, de fato, os gestores de TI e proprietários de empresas ainda são céticos sobre se uma plataforma de nuvem privada realmente fornecerá a agilidade dos negócios prometidos pelos fornecedores.

Da mesma forma, eles também têm receio de saber se – e em quanto tempo – perceberão o ROI necessário para fazer valer a pena a implantação de uma plataforma de nuvem privada totalmente funcional e com alto investimento.

Além disso, a maioria das empresas não estão dispostas ou capacitadas a construir sua própria infraestrutura de nuvem privada devido à falta de recursos qualificados e ao risco envolvido. Então eles se voltam para os fornecedores.

Infelizmente, até recentemente, a maioria das ofertas de fornecedores contemplava algumas, mas não todas, as peças e recursos necessários para implantar uma plataforma de nuvem privada totalmente funcional e segura.

O desafio está na integração de todos os requisitos

As pilhas básicas de software oferecem uma estrutura de nuvem privada que geralmente inclui em um mesmo rack, a exemplo do Dell EMC VxRack System FLEX, componentes de virtualização, computação, armazenamento e rede, funcionalidade de gerenciamento e orquestração, além de segurança, a exemplo do gerenciamento de identidades etc.

Porém, essas camadas são pouco integradas, o que significa que o trabalho pesado da integração e testes desses componentes é deixado para o cliente ou consultor de terceiros.

Da mesma forma, a maioria dos produtos específicos de fornecedores adotou uma abordagem de combinação, permitindo aos clientes escolher entre diferentes módulos ou recursos, exigindo integração no back-end.

Consequentemente, as empresas que desejam evitar o grande investimento de tempo e dinheiro necessário para construir ou integrar pilhas de nuvens privadas agora procuram adotar produtos pré-integrados com base em plataformas de infraestrutura projetadas para suportar aplicativos e dados habilitados para nuvem.

A necessidade dos clientes

O aprisionamento de fornecedores é o principal motivo pelo qual os clientes se preocupam em comprar a tecnologia necessária para a construção de uma plataforma de nuvem privada de uma única empresa.

Por isso, é crucial que a camada de serviços de dados das pilhas de software de nuvem privada forneça os seguintes recursos críticos:

  • Ela deve auxiliar na capacidade de mover cargas de trabalho entre nuvens públicas e privadas, preferencialmente entre os principais provedores de nuvem pública e privada.
  • Ela deve fornecer um alto nível de qualidade de serviço em diversas cargas de trabalho, permitindo a transição de um conjunto mais amplo de cargas para um ambiente de nuvem privada.
  • E isso deve reduzir a complexidade do gerenciamento por meio da integração perfeita com estruturas de orquestração de nuvem pública e privada.

A hiperconvergência também atende aos requisitos do governo

A realidade mostra que órgãos do governo instalam cada vez mais infraestrutura hiperconvergente, que integra servidor, armazenamento, rede e virtualização em um mesmo dispositivo.

Esses sistemas integrados são mais simples de implantar e gerenciar, além de oferecer suporte à virtualização de servidores e armazenamento, o que melhora a utilização de recursos e economiza dinheiro.

Os primeiros adotantes da hiperconvergência no governo usavam inicialmente esses sistemas para infraestrutura de desktop virtual e aplicativos menos críticos.

Porém, nos últimos anos, à medida que a tecnologia provou sua eficácia, mais agências e demais organizações que fazem parte do governo federal, estados e municípios se voltaram para a hiperconvergência para tarefas de missão crítica e de alto desempenho, como gerenciamento de banco de dados, utilizando soluções como Dell EMC Ready Nodes.

A hiperconvergência atende aos requisitos de segurança e desempenho, afastando as complexidades inerentes às arquiteturas de TI tradicionais

À medida que as empresas se afastam das complexidades inerentes às arquiteturas de TI tradicionais, começamos a ver a infraestrutura hiperconvergente integrando totalmente as plataformas de nuvem privada ao que antes era apenas uma infraestrutura básica para virtualização de servidores utilizando por exemplo a tecnologia Dell EMC VxRail.

Esse desenvolvimento é um amadurecimento natural ao longo da jornada em direção à simplificação do data center.

As cargas de trabalho de aplicativos criadas especificamente para uso na nuvem estão liderando o caminho para arquiteturas privadas e públicas. No entanto, os aplicativos legados de missão crítica continuarão atrasados ​​na adoção da nuvem privada, pois tendem a funcionar perfeitamente por ficarem bem no topo de infraestruturas tradicionais ou convergentes.

No centro das arquiteturas hiperconvergentes estão os serviços de armazenamento definidos por software, que permitem escalabilidade flexível e modular, o que confere esse tipo de infraestrutura aos provedores de serviços em nuvem.

Essa capacidade de adicionar exatamente o que você precisa, quando necessário, é fundamental para uma abordagem econômica para criar uma plataforma de nuvem privada.

Além disso, colocar os dados mais perto de onde o aplicativo reside geralmente permite uma qualidade de serviço mais alta – atingindo, assim, os requisitos de segurança e desempenho da nuvem privada, bem como as necessidades operacionais do negócio.

Ajudamos empresas a melhorar sua eficiência operacional e reduzir custos desenhando soluções customizadas à realidade de campo, processos e regras de negócio. Entre em contato com os nossos especialistas e saiba como a CPD Informática pode contribuir na proteção de seu ambiente operacional com uso da Hiperconvergência.

Sobre a CPD Informática

Fundada em 1974, a CPD Informática é uma empresa Integradora de Recursos e Provedora de Serviços de TI (Tecnologia da Informação), com sede em Brasília e operação em todo o território nacional.

Em seus mais de 40 anos de atividade, a CPD Informática se tornou referência em soluções integradas de TI com propostas inovadoras, produtos com tecnologia de ponta e atendimento especializado e diferenciado.

Com o apoio de parcerias construídas no decorrer dos anos, a CPD garante a agilidade, qualidade e solidez das soluções entregues a seus clientes e está sempre em busca de soluções inovadoras para oferecer aos seus clientes.

Powered by Rock Convert