As armadilhas da infraestrutura hiperconvergente e como evitá-las

Powered by Rock Convert

Muitas organizações estão implementando infraestrutura hiperconvergente (HCI) para substituir suas arquiteturas de servidor e armazenamento. A hiperconvergência combina computação, rede e armazenamento em um sistema virtualizado, facilitando a implantação, o gerenciamento e a escalabilidade.

Mas hiperconvergente não é totalmente isento de riscos. Há uma infinidade de erros que muitas empresas cometem ao comprar, adquirir, especificar e implementar esses sistemas.

Muitas instituições acreditam que a implementação do HCI será a causa de muitos problemas no data center. Embora traga um certo grau de flexibilidade em relação à implantação e provisionamento, ainda existem elementos a serem gerenciados.

Vale ressaltar como exemplo, que unir armazenamento, computação e rede em uma única caixa também significa dividir os silos entre a equipe do data center.

Isso pode causar problemas durante a implantação e o gerenciamento de longo prazo, porque nem sempre é claro qual equipe deve ser responsável ou onde reside o conhecimento necessário.

As armadilhas que podem comprometer sua infraestrutura hiperconvergente

1. Não dar consideração suficiente ao armazenamento

Um dos maiores desafios da hiperconvergência é que, embora ofereça uma abordagem básica para armazenamento, computação e rede, a desvantagem é que uma certa quantidade de computação geralmente vem com uma certa quantidade de armazenamento.

Se a empresa subestimar as necessidades de armazenamento, nós adicionais poderão ser adicionados, mas terão um custo mais alto, pois carregam consigo computação adicional, além das necessidades da organização.

2. Julgar mal as necessidades da rede

A latência pode aumentar se a hiperconvergência for executada em redes com baixo desempenho. Isso significa que as organizações devem investir no aprimoramento da rede para aproveitar ao máximo suas implantações de HCI em clusters de alto desempenho.

Existem aplicativos que simplesmente não conseguem lidar com a arquitetura dos hiperconvergentes. Por exemplo, quando um aplicativo tem um requisito para I/O de disco local muito alta ou taxa de transferência de rede.

3. O que considerar ao expandir

As organizações precisam evitar qualquer interrupção que possa resultar da ampliação no futuro, portanto, a implantação de uma infraestrutura de HCI não deve se basear nas necessidades atuais.

É melhor pensar nas necessidades da organização daqui a três a quatro anos. Isso significa usar a tecnologia que pode executar muitos aplicativos, entender quais podem ser esses requisitos futuros de carga de trabalho e antecipar o crescimento futuro dos dados.

A melhor prática quando se trata de implantar o HCI é o devido cuidado ao escolher fornecedores, suporte e a arquitetura a ser utilizada na arquitetura hiperconvergente. É realizar provas de conceito para verificar o que você realmente precisa com a hiperconvergência. O HCI não resolve todos os problemas.

3 maneiras de implantar infraestrutura hiperconvergente

Depois de escolher entre a hiperconvergência de hardware e software e selecionar produtos HCI específicos de um ou mais fornecedores, você deve decidir como implantar essa infraestrutura hiperconvergente: substituindo totalmente sua infraestrutura existente, lançando a hiperconvergência de forma paralela a sua estrutura atual ou implementando hiperconvergência com base em um aplicativo.

A implantação de HCI através de uma substituição completa envolve a substituição de todo o ambiente de computação e armazenamento por um baseado em hiperconvergência.

Obviamente, isso não é prático para grandes instituições fazerem de uma só vez, mas aquelas menores podem fazer uma substituição completa com menos agitação.

Na implantação HCI paralela, sua infraestrutura ficará em uma configuração lado a lado por algum período durante uma transição hiperconvergente. Geralmente, isso ocorre a curto prazo enquanto você migra para uma substituição hiperconvergente completa do seu ambiente existente. Ou pode ser uma opção de longo prazo, caso decida configurar seu novo HCI junto com o ambiente existente.

Outra maneira comum de implantar infraestrutura hiperconvergente é fazer isso por aplicativo. Talvez você tenha decidido que deseja implantar um ambiente de área de trabalho virtual. Você pode optar por usar o HCI para esses aplicativos e apenas essas cargas de trabalho. Ou você pode optar por usar um único aplicativo como base para testar como a hiperconvergência funciona e, em seguida, expandir seu uso para outras cargas de trabalho e casos de uso com o passar do tempo.

Cada método para implantar o HCI tem seus benefícios. O que você escolher depende das suas necessidades de rede e aplicativos. O mais importante aqui é não cometer erros que possam comprometer sua infraestrutura de tecnologia e suas operações.

Para saber como implementar uma arquitetura Hiperconvergente e ter acesso aos seus benefícios, entre em contato com a CPD. Nossos especialistas estão a disposição para tirar suas dúvidas e ajudar na definição do melhor caminho na migração para uma arquitetura Hiperconvergente.

Sobre a CPD Informática

Fundada em 1974, a CPD Informática é uma empresa Integradora de Recursos e Provedora de Serviços de TI, com sede em Brasília e operação em todo o território nacional.

Em seus mais de 40 anos de atividade, a CPD Informática se tornou referência em soluções integradas de TI com propostas inovadoras, produtos com tecnologia de ponta e atendimento especializado e diferenciado.

Powered by Rock Convert