Warning: Parameter 2 to WPE\Site_Preview::the_posts() expected to be a reference, value given in /nfs/c11/h02/mnt/207098/domains/cpd.com.br/html/wp-includes/class-wp-hook.php on line 287
CPD | As principais dicas de backup de dados para 2021 visam proteção remota e nuvem
Warning: Parameter 2 to WPE\Site_Preview::the_posts() expected to be a reference, value given in /nfs/c11/h02/mnt/207098/domains/cpd.com.br/html/wp-includes/class-wp-hook.php on line 287

As principais dicas de backup de dados para 2021 visam proteção remota e nuvem

Após um ano como 2020, é importante aprender o máximo possível.

A pandemia COVID-19 atingiu fortemente o mundo todo e as organizações foram forçadas a trabalhar de forma diferente. De uma perspectiva de TI, as tecnologias possibilitaram que muitos conduzissem os negócios quase como de costume.

A pandemia global gerou algumas transformações de infraestrutura digital e de TI mais rápido do que o previsto, por exemplo, muitas empresas fizeram mais uso de tecnologias baseadas em nuvem. O ano também deixou claro a importância de certos processos de TI, a exemplo da proteção de dados e o backup que estão no topo da lista.

Com tantos funcionários trabalhando em casa, a segurança cibernética foi e ainda é um grande desafio. Os sistemas tornaram-se mais vulneráveis ​​porque as redes domésticas são normalmente menos seguras do que as comerciais. 

Além disso, os invasores atacaram as fraquezas do usuário, esperando que as pessoas clicassem em e-mails com o tema do coronavírus. É aqui que o backup é essencial.

A seguir estão cinco das principais dicas de backup de dados a serem adotados em 2021 após um ano como nenhum outro.

  • Faça com que as melhorias de backup remoto permaneçam

Embora algumas mudanças fossem consideradas temporárias para ajudar as empresas a lidar com a resposta de emergência de curto prazo, outras serão permanentes e terão implicações duradouras na TI corporativa. Uma mudança permanente importante é, simplesmente, mais proteção de dados.

Por exemplo, os funcionários podem estar trabalhando em computadores pessoais e esses dispositivos precisam de backup. De acordo com um estudo do Evaluator Group, muitas empresas disseram que não estavam preparadas para o salto para uma força de trabalho remota. Felizmente, essas empresas melhoraram sua infraestrutura de TI e estão prontas para tudo agora.

  • Proteja seus backups

Uma dica de backup de dados potencial para economia de negócios é garantir que você tenha uma proteção sólida contra ransomware. 

Por meio de e-mails que supostamente afirmam ter informações sobre o COVID-19, os phishers esperam instalar ransomware ou outro software malicioso após um clique do usuário, podendo apagar ou alterar dados críticos para o negócio e gerar prejuízos que podem inviabilizar a existência da empresa.

É fundamental enfatizar a importância da imutabilidade, ou seja, dados que um invasor não pode apagar ou alterar. Outras medidas de segurança, como a criptografia, também são dicas importantes para backup de dados. Além disso, teste seus backups para garantir que você possa se recuperar deles, no caso de um incidente.

  • Aproveite as vantagens da nuvem

Em decorrência do cenário atual, a pandemia acelerou a mudança das organizações para a nuvem, tanto na produção quanto para backup. A nuvem é um serviço mais fácil de gerenciar em um ambiente remoto e pode fornecer ampla proteção.

O backup como serviço baseado em nuvem, especificamente, avançou de uma tecnologia de escopo limitado para uma que fornece proteção abrangente. A competição ajudou a acelerar o ritmo de progressão e existem vários fornecedores de renome e emergentes avançando neste campo.

  • Proteja seu SaaS

Os produtos SaaS baseados em nuvem são uma força em TI agora. As empresas estão tirando proveito desses produtos em ambientes de trabalho remotos. Plataformas de colaboração, especialmente, viram um aumento dramático no uso como resultado da pandemia de coronavírus. E esses dados precisam de proteção.

  • Elabora um plano de backup

Finalmente, as organizações sempre podem usar uma atualização no planejamento e teste de backup. Um plano formal de backup de dados documentado é uma peça-chave do quebra-cabeça.

Portanto, não espere mais, elabore seu plano de backup hoje. Ter um plano pode ser a diferença entre uma recuperação rápida e uma dolorosa.

As infraestruturas de armazenamento estão chegando ao ponto em que podem oferecer mais desempenho do que o exigido pela organização. Comprar o sistema mais rápido possível que se encaixa no orçamento de TI pode não ser mais uma estratégia sólida. 

Além de compreender as opções de storage disponíveis no mercado, as empresas também devem prever quais serão seus requisitos máximos de I/O nos próximos cinco anos e selecionar a opção de armazenamento que melhor atenda a essa necessidade. 

Você pode descobrir, por exemplo, que um sistema baseado em NVMe totalmente flash fornece o desempenho necessário e economiza uma quantia significativa de dinheiro para sua organização.

Criar uma estratégia de backup é crucial para qualquer organização, mas especialmente para aquelas que dependem de seus ativos para operações de negócio. Se você precisar de ajuda ou orientação para planejar e testar sua estratégia de backup, fale com os especialistas da CPD Informática. Somos uma empresa de consultoria de TI qualificada, com experiência em proteção contínua de dados e continuidade de negócios.

Sobre a CPD Informática

Fundada em 1974, a CPD Informática é uma empresa Integradora de Recursos e Provedora de Serviços de TI (Tecnologia da Informação), com sede em Brasília e operação em todo o território nacional.

Em seus mais de 40 anos de atividade, a CPD Informática se tornou referência em soluções integradas de TI com propostas inovadoras, produtos com tecnologia de ponta e atendimento especializado e diferenciado. 

No Comments

Post A Comment