Benefícios operacionais hiperconvergência setor público

Os benefícios da hiperconvergência vão além da previsibilidade, repetibilidade e escalabilidade aplicada à instituições públicas e seus serviços

Powered by Rock Convert

A abordagem hiperconvergente de combinar computação, rede, armazenamento e virtualização é valiosa por vários motivos. Um dos principais benefícios da hiperconvergência é o painel único de gerenciamento, que pode dar aos administradores uma melhor noção do ambiente que estão gerenciando.

Basicamente, os dados de várias fontes, como os sistemas de instalações de um data center e os sistemas de TI, são integrados e apresentados em uma exibição, o que facilita a leitura e o gerenciamento eficiente dos líderes de TI de instituições públicas.

Em um sistema hiperconvergente, composto por tantas partes móveis, esse gerenciamento simplificado pode ser uma grande ajuda para diferentes instituições públicas, de diferentes tamanhos e regiões.

A administração é a parte mais fácil de todo processo

Antes de colher os benefícios da hiperconvergência, há três componentes a serem procurados em uma arquitetura hiperconvergente que atenda às necessidades do setor público.

O primeiro deles é a previsibilidade. De nada adianta desempenho se não há previsibilidade em sistemas hiperconvergentes. Se você não pode prever o desempenho, não importa.

O desempenho em si pode ser um problema com a hiperconvergência, mas ser capaz de prevê-lo, junto com a escalabilidade, pode ajudar o administrador a saber quanto o sistema precisa trabalhar.

Portanto, o que as instituições públicas precisam é de uma solução que seja previsível por natureza, e ser previsível em sua escala. Essa previsibilidade significa o quão linear a infraestrutura é em termos de desempenho. Quando um novo nó é adicionado, a estrutura tem que funcionar duas vezes mais.

Instâncias repetíveis são a segunda necessidade, e não devem ser confundidas com a previsibilidade mencionada anteriormente. Previsível significa que, quando você coloca algo, ele funciona X vezes mais, com base no seu ambiente atual. Repetível significa que toda vez que você coloca um módulo no lugar, o mesmo processo deve acontecer.

Por isso, algumas organizações ainda se apegam a tecnologias desatualizadas e caras, correndo o risco de não conseguir repetir o processo que a tecnologia pregou.

Portanto, de uma perspectiva de repetibilidade, se o time de TI colocar algo mais, é possível repetir a mesma confiabilidade? A resposta deve ser “sim”.

Além disso, um outro grande benefício da hiperconvergência é sua escalabilidade. Ao permitir que os usuários adicionem nós conforme necessário, os sistemas hiperconvergentes são altamente escaláveis.

Em resumo, previsibilidade, repetibilidade e escalabilidade são as três coisas que procuramos em qualquer infraestrutura hiperconvergente.

Os benefícios da hiperconvergência vão além e atendem as necessidades das instituições públicas

A margem de custo da tecnologia hiperconvergente parece acumular-se a longo prazo, de uma perspectiva de custo total de propriedade. Além disso, a economia de espaço no data center e a carga administrativa reduzida soma-se aos benefícios da hiperconvergência.

A tecnologia HCI se apresenta como uma opção estratégica para instituições públicas que precisam substituir equipamentos antigos, oferecer suporte a novos serviços, aplicativos ou estender os recursos de TI a unidades de atendimento fora do âmbito principal da organização.

Está na hora de modernizar seu ambiente?

Com toda certeza! Como um bom rebatedor, as equipes de TI das instituições públicas devem adotar uma estratégia adaptada ao arremessador que estão enfrentando. Essa estratégia deve envolver a modernização da infraestrutura e um plano para a adoção de uma infraestrutura hiperconvergente.

Alguns objetivos certos que possivelmente estão acelerando seu caminho para uma hiperconvergência do ambiente operacional de TI das instituições públicas incluem a necessidade de evoluir digitalmente seus serviços essenciais.

Embora alguns desafios de TI pareçam surgir do nada, a exemplo de violações de segurança específica, outros resultam das demandas flutuantes impostas às infraestruturas devido a mudanças nos requisitos de negócios, como no caso da transformação digital.

Outros são o subproduto da evolução tecnológica, como a necessidade de mais poder de computação, armazenamento e processamento de dados, que por si só poderia fazer parte de uma estratégia para realizar a hiperconvergência da arquitetura de TI em sua organização.

Por isso, entre em contato com os nossos especialistas e saiba como a CPD Informática pode ajudar na evolução de sua infraestrutura tecnológica com uso da Hiperconvergência.

Sobre a CPD Informática

Fundada em 1974, a CPD Informática é uma empresa Integradora de Recursos e Provedora de Serviços de TI (Tecnologia da Informação), com sede em Brasília e operação em todo o território nacional.

Em seus mais de 40 anos de atividade, a CPD Informática se tornou referência em soluções integradas de TI com propostas inovadoras, produtos com tecnologia de ponta e atendimento especializado e diferenciado.

Powered by Rock Convert