Benefícios da infraestrutura hiperconvergente que reduzem a complexidade de TI

Powered by Rock Convert

A ascensão da economia orientada a dados está alterando fundamentalmente o papel da TI e sua abordagem na modernização do data center. A hiperconvergência está desempenhando um papel central na maneira como a TI de organizações públicas e privadas está lidando com essa transição.

Uma pesquisa realizada pela empresa Enterprise Strategy Group (ESG) concluiu que a implantação de uma infraestrutura hiperconvergente (HCI) é a atividade mais identificada como inovadora pelos tomadores de decisão de TI que priorizam a modernização do data center.

À medida que as organizações descobrem novas maneiras de usar os dados para maximizar seu valor, o trabalho do departamento de TI se torna mais difícil. De acordo com pesquisas da ESG, 66% dos tomadores de decisão de TI disseram que sua área é mais complexa do que há apenas dois anos. Soma-se a isso os orçamentos apertados de algumas organizações públicas, e o problema toma proporções ainda maiores de gerenciamento.

Esse rápido aumento na complexidade de TI também não parece um fenômeno de curto prazo. É um fato fundamental a realização de atividades na economia moderna, orientada a dados.

O simples dimensionamento de orçamentos para acompanhar o crescimento da complexidade da TI não é sustentável a longo prazo, e muitas vezes não é obrigatório.

Como a inovação não mostra sinais de desaceleração, a TI precisa reduzir o número de coisas que precisa gerenciar. Isso pode ser feito via automação, alguns com a nuvem e outros com sistemas mais novos e com melhor desempenho a exemplo de uma arquitetura, hiperconvergente, que permitem à TI consolidar toda a infraestrutura legada.

O que está tornando a TI mais complexa?

A TI sempre acompanhou o crescimento natural de suas organizações, aumentando a equipe, os aplicativos, as estações de trabalho etc., além de armazenar e proteger todos os dados fornecidos. A diferença hoje é que as empresas descobriram que podem usar todos esses dados para ganhar mais dinheiro, e as instituições públicas, para ficar mais ágeis.

Seja através da melhoria da eficiência operacional, do aprimoramento de produtos, do melhor envolvimento de clientes e usuários, da entrega de novas gerações de serviços digitais ou da abertura de novos mercados, a TI não é mais apenas necessária para o produto final.

A necessidade de acelerar o fornecimento de novas tecnologias e serviços significa que a TI agora desempenha um papel direto no aumento desse resultado.

Com isso, as empresas estão gerando mais dados e contratando mais pessoas especializadas em gerar e usar dados. Isso acelerou o crescimento das coisas que a TI precisa gerenciar. Mas essa nem sempre é uma alternativa viável.

Como a infraestrutura hiperconvergente beneficia as instituições

Ao consolidar várias tecnologias de data center, servidor, armazenamento, rede e hypervisor, em uma única plataforma, a HCI simplifica drasticamente a infraestrutura de TI.

Quando o ESG, em sua pesquisa, pediu aos usuários da HCI identificassem os benefícios que receberam de sua implantação, os cinco principais foram economia de TCO (Total Cost of Ownership), implantação mais rápida, escalabilidade aprimorada, serviço e suporte aprimorados e gerenciamento simplificado.

Cada um desses benefícios de infraestrutura hiperconvergente reduz diretamente o tempo e o esforço necessários para tarefas básicas de TI.

Como a HCI altera os data centers

Embora a HCI possa adicionar questões de rede a serem consideradas no tráfego incremental de alguns ambientes hiperconvergentes, sua implantação se mostra positiva em geral.

A Hiperconvergência reduz o número de elementos que as administrações de TI devem gerenciar, pois grande parte da arquitetura tradicional de três camadas, servidor, rede e armazenamento é abstraída.

Isso simplifica a qualificação e acelera a implantação, o que libera tempo para os administradores de TI resolverem outras tarefas.

Além disso, a hiperconvergência permite que algumas organizações aloque certas tarefas tradicionalmente realizadas pelos administradores de TI, como provisionamento de armazenamento, a outras equipes.

Velocidade e confiabilidade adquirida com o uso da Hiperconvergência

A simplificação gerada por uma arquitetura hiperconvergente é importante para ajudar a controlar o custo das operações, mas na era digital moderna, a velocidade também é importante.

A maneira como uma organização interage com a TI geralmente se baseia em duas coisas: confiabilidade e velocidade da implantação de novos serviços. Embora toda organização seja diferente, há anos a TI concentra-se predominantemente na confiabilidade, enquanto a velocidade é considerada mais com base nos melhores esforços.

A tarefa número um há muito tempo é garantir que os serviços de TI continuem disponíveis. Como resultado, a TI super indexou em relação à segurança, governança e confiabilidade à custa da velocidade da implantação.

Embora esse aumento na necessidade de serviços rápidos de TI quase certamente tenha ajudado a impulsionar o aumento da nuvem pública, a infraestrutura hiperconvergente também beneficia as cargas de trabalho locais.

Mesmo com a hiperconvergência, a TI provavelmente precisará tomar medidas adicionais para atender às metas de tempo de implantação.

A chave é a convergência, na forma de HCI, que reduzem o trabalho de TI. Com a crescente complexidade da TI de hoje, tudo ajuda.

Para saber como implementar uma arquitetura Hiperconvergente e ter acesso aos seus benefícios, entre em contato com a CPD. Nossos especialistas estão a disposição para tirar suas dúvidas e ajudar na definição do melhor caminho na migração para uma arquitetura Hiperconvergente.

Sobre a CPD Informática

Fundada em 1974, a CPD Informática é uma empresa Integradora de Recursos e Provedora de Serviços de TI, com sede em Brasília e operação em todo o território nacional.

Em seus mais de 40 anos de atividade, a CPD Informática se tornou referência em soluções integradas de TI com propostas inovadoras, produtos com tecnologia de ponta e atendimento especializado e diferenciado.

Powered by Rock Convert