Cloud backup: por que sua organização deve optar por esse serviço?

Cloud backup: por que sua organização deve optar por esse serviço?

Powered by Rock Convert

Com a transformação digital pela qual estamos passando, a cibersegurança se tornou uma questão estratégica para qualquer organização. Manter os dados protegidos não só garante o funcionamento operacional como evita o vazamento de informações. Nesse sentido, o cloud backup vem se mostrando uma opção cada vez mais procurada, tanto pelo setor público quanto pelo privado.

Mas afinal, como funciona esse armazenamento de dados? Vale mesmo a pena investir nele? Como é feita a implementação e que benefícios ela traz?

Criamos este post para tirar essas dúvidas e mostrar por que o cloud backup pode ser a ferramenta ideal para sua organização. Confira!

O que é cloud backup?

O conceito de cloud backup — ou backup em nuvem — se refere à estratégia de fazer cópias dos dados de um servidor e mantê-las em um ambiente remoto, na nuvem. A grosso modo, seu funcionamento é bem similar ao backup tradicional. A principal diferença está no fato de ele ser armazenado externamente, em vez de em um servidor ou dispositivo de fita internos na organização.

Para isso, é preciso estabelecer uma conexão via internet, pois o servidor do backup em questão estará hospedado em um provedor, na nuvem. As rotinas de cópia podem ser estabelecidas da mesma forma que no backup tradicional: a cada intervalo de tempo configurado, os dados são novamente copiados e atualizados na nuvem.

A gestão dessas configurações, por sua vez, pode ser realizada tanto pela TI da sua organização quanto pelo provedor do serviço — o que vai depender do plano contratado. Vale ainda destacar que o tipo de nuvem adotado é algo a ser considerado.

Um backup simples de dados pouco sensíveis, por exemplo, pode ser feito em uma nuvem pública ou híbrida, sem maiores restrições com a segurança. Já um backup de informações sensíveis requer ferramentas avançadas de segurança como, por exemplo, criptografia dos dados armazenados na nuvem..

Por que investir no cloud backup?

Uma das dúvidas mais comuns sobre backup em nuvem diz respeito à sua eficiência. Afinal, por que devo investir em um cloud backup em vez de um sistema de armazenamento interno, na minha própria organização? O fato é que essa eficiência não depende exatamente de onde os dados estão armazenados, mas de como isso é feito.

O primeiro ponto a ser destacado é que o serviço de cloud backup é extremamente seguro. Migrar de um servidor interno para a nuvem, por si só, representa um aumento na proteção aos dados, já que os coloca a uma distância maior de possíveis ataques à infraestrutura interna.

Alguns serviços de nuvem já contam com um forte controle de acesso, além de monitoramento de tráfego. Logo, se um malware ou vírus entra na rede da sua organização, ele encontrará uma segunda barreira ao tentar acessar o servidor de backup.

Para complementar, é importante manter essas cópias separadas dos arquivos originais. Ameaças como o ransomware WannaCry, por exemplo, podem infectar até mesmo os backups. No caso do WannaCry, ele utilizava uma falha do Windows — já reportada e corrigida pela Microsoft — para infectar automaticamente todos os dispositivos conectados à rede, criptografando seus dados.

Um servidor externo, naturalmente não seria infectado. Além disso, os provedores costumam ter equipes de especialistas focadas exclusivamente no monitoramento e na proteção de sua infraestrutura em nuvem.

Consequentemente, ganha-se mais uma barreira de segurança robusta contra ataques e perdas em geral.

Como implementar?

O primeiro passo é fazer uma análise do seu sistema e das suas necessidades. Levante, por exemplo, quanto espaço você precisa para seu backup. Informações sobre a frequência de atualização também são relevantes. Feito isso, é hora de escolher uma solução na nuvem.

Um ponto importante é buscar por fornecedores confiáveis e que ofereçam planos profissionais. Serviços voltados a usuários domésticos dificilmente serão compatíveis com as necessidadesde uma organização, principalmente quando elas lidam com dados sigilosos — como ocorre amplamente no setor público.

Analise os planos oferecidos pelo provedor e verifique se sua reputação no mercado é confiável. Um ponto importante é garantir que essa parceria seja flexível: se sua demanda aumentar ou diminuir, por exemplo, o provedor deve ser capaz de adaptar seu pacote de serviços.

Criar uma política de segurança da informação também é um fator a ser considerado. Afinal, com o backup na nuvem, será preciso definir quem deve ter acesso a quais informações, como isso será controlado, o que fazer em eventuais falhas etc. Um plano de disaster recovery, por exemplo, é essencial para recuperar os dados em caso de ataques, desastres naturais ou incidentes em geral.

Por fim, estabeleça um processo de backup automatizado, ou seja, configurá-lo para execução automática periodicamente. Lembre-se que, para isso, você deve contar com uma conexão de qualidade e uma solução que implemente controle de banda para envio dos dados pela Internet. Muitas organizações optam, por exemplo, por configurar o sistema para atualização noturna.

Quais os benefícios do cloud backup?

O primeiro grande benefício é o aumento da segurança da informação. Com um servidor externo e a possibilidade de contar com especialistas em cibersegurança, sua organização terá mais tranquilidade em relação ao uso e à proteção dos dados.

Vale lembrar que quando falamos de segurança da informação, não se trata apenas de evitar sequestros de dados. Um serviço de cloud backup promove também disponibilidade e controle de acesso, dois fatores importantes para que os dados sejam utilizados com eficiência.

Outro ponto relevante é a significativa redução de custos que o serviço promove. Ao transferir os backups para a nuvem, sua organização deixa de lado a necessidade de investir continuamente em hardwares — tanto na compra quanto na manutenção.

Isso significa menos gasto com ativos, menos profissionais focados exclusivamente na manutenção e configuração dos servidores e, obviamente, mais recursos à disposição para focar na melhoria dos serviços de TI. Em outras palavras, você pode contar com um serviço de maior qualidade e, ainda assim, reduzir despesas e ganhar tempo para focar em outras atividades.

Como você pôde ver, o cloud backup é uma tendência que vem ganhando espaço devido à confiabilidade do serviço e os benefícios que ele oferece. Faça uma análise da sua infraestrutura de TI e veja como ela pode ser ainda mais segura com essa importante ferramenta!

Gostou do post? Então inscreva-se gratuitamente em nossa newsletter e receba outros conteúdos sobre o tema!

Powered by Rock Convert