Warning: Parameter 2 to WPE\Site_Preview::the_posts() expected to be a reference, value given in /nfs/c11/h02/mnt/207098/domains/cpd.com.br/html/wp-includes/class-wp-hook.php on line 287
CPD | A utilização adequada de recursos tecnológicos através da virtualização pode otimizar o desempenho das instituições públicas
Warning: Parameter 2 to WPE\Site_Preview::the_posts() expected to be a reference, value given in /nfs/c11/h02/mnt/207098/domains/cpd.com.br/html/wp-includes/class-wp-hook.php on line 287

A utilização adequada de recursos tecnológicos através da virtualização pode otimizar o desempenho das instituições públicas

À medida que os orçamentos de TI das instituições públicas e os níveis de pessoal especializado continuam a apertar, as organizações estão observando os custos operacionais com mais atenção do que nunca. 

Os administradores de tecnologia do setor público devem aproveitar ao máximo a virtualização para maximizar a eficiência e a economia. Isso normalmente envolve uma série de ferramentas que podem automatizar e ajustar dinamicamente o ambiente de computação conforme as necessidades de carga de trabalho dos órgão públicos mudam.

De fato, otimizar o desempenho em um servidor virtual pode maximizar a eficiência e economia das instituições públicas. Contar com ferramentas para otimizar energia e recursos dinamicamente é um exemplo de um instrumento que pode automatizar e ajustar as configurações conforme as necessidades dos órgãos públicos mudam.

Contando com recursos para otimizar energia e recursos dinamicamente

A virtualização beneficia o data center ao aumentar a utilização de recursos de computação que poderiam ser desperdiçados. Por exemplo, um servidor físico tradicional com uma única carga de trabalho pode usar apenas 10% a 15% dos ciclos do processador do servidor ou espaço de memória – essencialmente desperdiçando os 85% a 90% restantes. 

Ao aplicar uma camada de virtualização ao servidor, várias máquinas virtuais (VMs) podem residir no mesmo servidor e cada uma consumir uma parte dos recursos físicos disponíveis. Não é incomum para um servidor virtualizado hospedar 10, 15, 20 ou mais VMs (dependendo das demandas de recursos de cada um). 

Assim, a mesma quantidade de trabalho de computação pode ser realizada com muito menos servidores, reduzindo o custo e as demandas de espaço para sistemas físicos, enquanto reduz os requisitos de energia e refrigeração.

O principal desafio da virtualização no setor público é que a utilização de recursos não é uma constante ao longo do dia, mês ou ano. Muitas cargas de trabalho experimentam flutuações nas necessidades de recursos de acordo com as mudanças no número de usuários, o tipo de tarefas necessárias no momento e assim por diante.

Certamente, é possível ajustar os recursos fornecidos a cada VM – ou consolidar cargas de trabalho menos usadas em servidores secundários (ou estacioná-los inteiramente) até que sejam necessários novamente – mas esses processos normalmente exigem intervenção manual dos administradores de TI. 

É impraticável para qualquer administrador ou equipe avaliar constantemente a utilização de recursos e ajustar recursos ou migrar VMs em tempo real.

No entanto, uma nova geração de ferramentas de software está surgindo para automatizar algumas dessas tarefas de otimização de recursos, fornecendo recursos de otimização de energia que podem desligar ou ligar nós automaticamente em um grupo de servidores em resposta à atividade de computação. 

Decisões envolvidas na configuração dos recursos com otimização dinâmica

Embora as ferramentas de software usadas para automatizar e otimizar a utilização de recursos e uso de energia em um data center virtualizado estejam constantemente melhorando, elas estão longe de ser intuitivas ou adaptativas. 

As ferramentas de software não têm conhecimento (e nenhuma maneira prática de determinar) como seu data center e suas cargas de trabalho devem se comportar em todas as condições possíveis. 

Os recursos de otimização de recursos e energia exigirão que os administradores forneçam uma seleção de parâmetros que permitem ao software fazer recomendações ou tomar decisões automáticas.

As ferramentas também precisam saber com que agressividade lidar com otimizações, permitindo aos administradores selecionar agressividade baixa, média ou alta, o que reflete a quantidade de melhorias necessárias para justificar uma otimização. 

Configurações mais agressivas buscarão mais melhorias antes de recomendar (ou acionar) uma migração de carga de trabalho. Os administradores também devem decidir com que freqüência procurar otimizações. Muitas organizações devem considerar otimizações a cada 10 ou 15 minutos, refletindo a natureza mutável dos data centers modernos.

Depois que os administradores se familiarizarem com a tomada de decisão da ferramenta é simples habilitar otimizações automáticas e permitir que a ferramenta trate das mudanças em resposta aos cronogramas e limites

Portanto, a abordagem conservadora é iniciar as otimizações no modo manual e, em seguida, alternar para o modo automático quando os comportamentos da ferramenta forem testados e bem compreendidos.

A virtualização melhorou radicalmente a utilização e a eficiência dos recursos do data center, incluindo os de instituições públicas, mas mesmo um ambiente virtualizado pode ser otimizado. 

As otimizações incluem balanceamento de carga de trabalho – migrando VMs para servidores com os melhores recursos disponíveis – e desligando servidores desnecessários fora do horário de expediente para conservar ainda mais energia e reduzir os custos operacionais. 

Na prática, estão surgindo ferramentas para lidar com otimizações manual e automaticamente, mas as otimizações devem ser abordadas com configurações e avaliações cuidadosas de comportamentos antes que as ferramentas funcionem automaticamente.

Sobre a CPD Informática

Fundada em 1974, a CPD Informática é uma empresa Integradora de Recursos e Provedora de Serviços de TI (Tecnologia da Informação), com sede em Brasília e operação em todo o território nacional.

Em seus mais de 40 anos de atividade, a CPD Informática se tornou referência em soluções integradas de TI com propostas inovadoras, produtos com tecnologia de ponta e atendimento especializado e diferenciado.

No Comments

Post A Comment