DataOps

DataOps: uma arquitetura de dados para gerar mais valor com os dados

Powered by Rock Convert

Inspirada pelo movimento DevOps, a estratégia DataOps se esforça para acelerar a produção de aplicativos em estruturas de processamento e armazenamento de dados.

Além disso, o DataOps procura dividir silos entre as equipes de operações de TI e desenvolvimento de software, incentivando as partes interessadas da linha de negócios a trabalharem também com engenheiros de dados, cientistas e analistas de dados.

Isso ajuda a garantir que os dados da organização possam ser usados ​​da maneira mais flexível e eficaz possível para alcançar resultados comerciais positivos.

Como incorpora tantos elementos do ciclo de vida dos dados, o DataOps abrange várias disciplinas de tecnologia da informação, incluindo desenvolvimento de dados, transformação, extração, qualidade e governança de dados, controle de acesso, planejamento da capacidade do data center e operações do sistema.

As equipes de DataOps geralmente são gerenciadas pelo cientista de dados de uma organização ou pelo diretor de análise e suportadas por funcionários como engenheiros de dados ou analistas de dados.

Objetivos e benefícios do DataOps

O objetivo do DataOps basicamente é combinar as metodologias do DevOps e do Agile para gerenciar dados alinhados aos objetivos de negócios.

Por exemplo, se o objetivo é aumentar a taxa de conversão de leads, o DataOps posiciona os dados para fazer recomendações de produtos de marketing melhores, convertendo mais leads.

Os processos ágeis são usados ​​para governança de dados e desenvolvimento de análises, enquanto os processos DevOps são usados ​​para otimizar código, criação de produtos e entrega.

A transição para essa estratégia pode trazer à organização os seguintes benefícios:

  • Fornece informações de dados em tempo real.
  • Reduz o tempo de ciclo dos aplicativos de ciência de dados.
  • Permite melhor comunicação e colaboração entre equipes e membros da equipe.
  • Aumenta a transparência usando a análise de dados para prever todos os cenários possíveis.
  • Os processos são criados para serem reproduzíveis e reutilizar o código sempre que possível.
  • Garante maior qualidade dos dados.
  • Cria um hub de dados interoperável e unificado.

O Gartner chama o DataOps de “uma prática colaborativa de gerenciamento de dados focada em melhorar a comunicação, integração e automação dos fluxos de dados entre os gerenciadores de dados e os consumidores de dados de uma organização”.

Ele é o resultado da reorientação do gerenciamento de dados em torno da criação de valor. É uma filosofia de obter valor primeiro, rapidamente, que permite à empresa ter sucesso de maneira rápida, com base em suas prioridades de negócio.

Como o DataOps ajuda as organizações a tomar melhores decisões

O DataOps concentra-se efetivamente na criação e curadoria de um hub central de dados, repositório e zona de gerenciamento projetados para coletar, agrupar e depois distribuir dados de aplicativos e modelos de dados.

O conceito se baseia na proposição de que um nível quase analítico de dados de aplicativos do tipo quase metadado pode ser propagado e democratizado mais amplamente em toda a pilha de TI de uma organização. Isso permite que camadas mais sofisticadas de análise sejam aplicadas.

O DataOps reconhece a natureza interconectada da engenharia de dados, integração, qualidade, segurança e privacidade dos dados. Ajuda uma organização a fornecer rapidamente dados que aceleram a análise e permitem análises anteriormente impossíveis.

Na prática, isso significa configurar um pipeline de dados no qual as empresas alimentam continuamente os dados em um lado e gera esses resultados úteis. Uma boa estrutura de governança de dados, que é alimentada e regada regularmente com dados desduplicados e precisos, provenientes de toda a pilha de TI, é capaz de ajudar os modelos de dados a evoluir mais rapidamente.

À medida que a complexidade e a escala dos negócios se expandem, como costuma acontecer em ambientes sofisticados, surge a necessidade de convergência. Precisamos ser capazes de reconciliar segurança, integridade, acessibilidade e organização dos dados em um único modo de pensamento, e esse modo de pensamento é o DataOps.

Sobre a CPD Informática

Fundada em 1974, a CPD Informática é uma empresa Integradora de Recursos e Provedora de Serviços de TI (Tecnologia da Informação), com sede em Brasília e operação em todo o território nacional.

Em seus mais de 40 anos de atividade, a CPD Informática se tornou referência em soluções integradas de TI com propostas inovadoras, produtos com tecnologia de ponta e atendimento especializado e diferenciado.

Powered by Rock Convert