End user computing: como é utilizada no setor público?

End user computing: como é utilizada no setor público?

Powered by Rock Convert

A força de trabalho de hoje está passando por uma revolução cultural. Mudanças demográficas, novas tecnologias e alterações nas normas sociais estão transformando as formas de trabalho das pessoas.

A grande quantidade de dispositivos conectados e a perda de controle de, pelo menos, alguns equipamentos de usuários finais impõem a necessidade de centralizar os principais aspectos da entrega de TI, a fim de manter os níveis de serviço e gerenciar possíveis custos e riscos.

Nesse contexto, o departamento de TI está sendo encarregado de apoiar estrategicamente os objetivos da organização — uma tarefa difícil nem sempre contabilizada na alocação de recursos. Gestores de TI precisam encontrar uma maneira de gerenciar negócios com eficiência hoje, liberando recursos para criar um ambiente de trabalho ágil e responsivo. Isso não é diferente no setor público.

Atuar dessa forma, porém, exige estratégias perspicazes. E é sobre uma delas que falaremos neste post, a end user computing! Acompanhe!

Qual o conceito de end user computing?

Em muitos locais de trabalho, inclusive em instituições públicas, a tecnologia de computação nos rodeia. Computadores de mesa, laptops, smartphones, tablets — todos são usados no escritório e, muitas vezes, uma pessoa usa vários dispositivos. O termo end user computing — EUC — engloba todos os equipamentos mencionados acima, bem como todos os aplicativos e serviços que as pessoas usam neles.

Pensando nas possíveis combinações de dispositivos e serviços que precisam ser implantados, gerenciados e protegidos, você pode apreciar a complexidade potencial do trabalho do departamento de TI.

Além disso, temos uma força de trabalho móvel — pessoas trabalhando em casa, viajando ou sentadas no escritório de um parceiro para uma reunião — e muitas pessoas usam seus dispositivos pessoais para acessar material relacionado ao trabalho. Isso pode ser muito para uma equipe de TI gerenciar, concorda?

A end user computing é um sistema desenvolvido de tal forma que permite que profissionais não envolvidos com a TI compreendam conceitos básicos de tecnologia, permitindo que eles criem aplicativos de software funcionais.

Ela compreende diferentes abordagens e metodologias que melhor integram usuários no mundo da tecnologia da informação. Com essa acessibilidade, eles podem criar e controlar melhor os ambientes de aplicativos sem que os profissionais de TI estejam ao seu lado. A EUC é, portanto, uma aplicação funcional desenvolvida para que o usuário possa resolver problemas organizacionais.

Como essas soluções podem ser aplicados à minha organização?

Como as implantações móveis evoluíram, também há soluções para gerenciar recursos de mobilidade. Nos últimos anos, a indústria de computação móvel mudou do gerenciamento de dispositivos móveis para métodos de gerenciamento de mobilidade corporativa, dando às organizações um controle maior sobre os aplicativos e o conteúdo que eles fornecem por meio de dispositivos móveis.

A end user computing é o próximo passo nessa evolução. Essa abordagem não apenas ajuda as organizações a gerenciar dispositivos móveis, aplicativos e conteúdo, mas também o faz de forma a otimizar a experiência do usuário final.

O objetivo das soluções de computação para usuários finais é proporcionar uma experiência consistente em toda a gama de dispositivos, para que haja produtividade mesmo em locais remotos quanto estão em suas áreas de trabalho.

Ao mesmo tempo, essas soluções são projetadas para simplificar o gerenciamento para a organização e aumentar a segurança. Essencialmente, uma boa solução de end user computing multiplica os benefícios da mobilidade, ao mesmo tempo em que reduz os riscos e as desvantagens.

Novas soluções são necessárias para gerenciar e suportar implantações de mobilidade cada vez mais complexas. Para todos os benefícios de dispositivos móveis e aplicativos, a mobilidade também cria uma série de desafios para os departamentos de TI, muitos dos quais giram em torno da segurança da informação, algo crítico para o setor público.

As organizações também enfrentam problemas básicos de gerenciamento de dispositivos móveis, como distribuir aplicativos móveis e autenticar usuários. A presença de aplicativos legados em muitas organizações complica ainda mais as coisas, já que eles costumam ser difíceis de otimizar para dispositivos móveis — embora simplesmente mantê-los vinculados exclusivamente a desktops faça pouco para aumentar a produtividade.

Melhorando a produtividade individual

Os usuários têm suas próprias preocupações, especialmente em relação aos problemas de privacidade que surgem quando as organizações implantam ferramentas de gerenciamento de dispositivos móveis que permitem rastrear as movimentações de seus funcionários através de GPS, ou até mesmo apagar dados pessoais dos trabalhadores.

A capacidade de superar esses obstáculos é muitas vezes o que separa o grande número de organizações que oferecem suporte à produtividade individual por meio de dispositivos móveis e aplicativos da pequena minoria que alcança a verdadeira mobilidade de negócios.

As soluções de computação para usuários finais ajudam a resolver esses problemas reunindo ferramentas de gerenciamento, segurança, virtualização e autenticação em um sistema coeso.

Esse processo permite que as organizações criem uma experiência eficiente, eficaz e satisfatória para os usuários, independentemente do dispositivo usado, e, ao mesmo tempo, forneçam aos departamentos de TI o nível de controle necessário para garantir que as implantações móveis agreguem valor à organização e protejam dados sensíveis.

Em vez de reunir ferramentas às vezes incompatíveis, as organizações com soluções de espaço de trabalho móvel de ponta a ponta podem entregar aplicativos de maneira segura aos usuários, conceder acesso de logon único com base na função que eles exercem, dar suporte aos softwares em vários dispositivos e sistemas operacionais e evitar violações de dados.

Por que implantar a end user computing no setor público?

Atualmente, a end user computing é a forma mais comum de trabalho utilizando a informática. Cada usuário utiliza um equipamento EUC para ter acesso à rede local, à internet, aos arquivos e sistemas.

O principal objetivo da EUC é identificar todos os principais aplicativos ou bancos de dados que são essenciais para as operações diárias e consolidá-los na mesma plataforma otimizada dos desktops.

Com essa abordagem, o escopo dos sistemas responsáveis pelas operações diárias é identificado e otimizado junto dos desktops dos funcionários em uma solução que oferece o desempenho que os usuários exigem.

Quais as vantagens da end user computing?

Ao optar por soluções gerenciáveis a organização economiza tempo e recursos em atividades de gerenciamento, instalações, suporte e estoque, além de detectar possíveis furtos de equipamentos e componentes.

Os principais benefícios da Computação do Usuário Final vêm do fato de que ela permite que a organização aproveite o conhecimento de programação disponível em seus departamentos de negócios para criar soluções personalizadas para seus funcionários sem a necessidade de intervenção do departamento central de TI.

Em nosso mundo hoje, os sistemas de software se tornam mais e mais importantes e complexos, e essa evolução não está prestes a parar. Os departamentos de TI em muitas organizações estão sobrecarregados pelo crescente número de demandas, tanto técnicas quanto legais e funcionais. Enquanto isso, desenvolvedores especializados qualificados são cada vez mais difíceis de encontrar.

Funcionários públicos realizam um trabalho crucial. Orçamentos apertados costumam deixar difícil dar a eles todo o apoio de que precisam. Uma estratégia baseada em soluções end user computing pode capacitar esses trabalhadores para serem mais produtivos, ágeis e sensíveis às necessidades dos cidadãos.

As soluções de EUC permitem ainda que gestores de TI inovem, modernizem seus ambientes de computação e equipem o setor público com as últimas tecnologias, mantendo a segurança, reduzindo custos e melhorando as eficiências operacionais.

Se a sua organização ainda não utiliza soluções EUC, entre em contato conosco e saiba como podemos auxiliá-lo nessa mudança!

Powered by Rock Convert