Warning: Parameter 2 to WPE\Site_Preview::the_posts() expected to be a reference, value given in /nfs/c11/h02/mnt/207098/domains/cpd.com.br/html/wp-includes/class-wp-hook.php on line 287
CPD | Examinando custos e economias de Infraestrutura Hiperconvergente no setor público
Warning: Parameter 2 to WPE\Site_Preview::the_posts() expected to be a reference, value given in /nfs/c11/h02/mnt/207098/domains/cpd.com.br/html/wp-includes/class-wp-hook.php on line 287

Examinando custos e economias de Infraestrutura Hiperconvergente no setor público

As infraestruturas hiperconvergentes (HCIs) são comercializadas há muito tempo como a tecnologia para reduzir os custos de infraestrutura de TI e, ao mesmo tempo, melhorar a agilidade dos negócios.

Mesmo assim, o custo de um sistema hiperconvergente pode ser comparável ao de um sistema mais tradicional, mesmo para instituições do setor público.

Os sistemas hiperconvergentes podem parecer econômicos, como de fato o são, mas as instituições públicas precisam estar atentas para opções de recursos caros que podem aumentar os custos gerais de infraestrutura hiperconvergente, comprometendo os orçamentos destinados aos órgãos públicos.

Fatores a serem considerados ao calcular os custos de HCI

De certa forma, investir em um sistema hiperconvergente é como “comprar um carro novo”. O modelo básico pode ter um preço razoável, mas os custos podem aumentar rapidamente à medida que você começa a adicionar recursos. Com isso em mente, aqui estão alguns dos recursos que têm maior efeito no preço de um sistema hiperconvergente.

·         Licenciamento

Um dos fatores que podem afetar os custos gerais de infraestrutura de TI de um sistema hiperconvergente é o licenciamento de software. Os sistemas hiperconvergentes normalmente são agrupados com um software de hipervisor e gerenciamento de sistemas para a pilha de virtualização e há custos de licenciamento associados a esse software.

·         Armazenamento

O armazenamento de dados também desempenha um papel importante no preço geral de um sistema hiperconvergente e pode afetar os custos de infraestrutura de TI de várias maneiras diferentes.

Para começar, o preço de um sistema hiperconvergente pode variar com base no número de slots de unidade que existem em um nó. Embora um slot de unidade vazio possa não parecer um item caro, cada slot de unidade requer um controlador de disco e o número de slots de unidade também pode afetar o fator de forma necessário do nó – 1U, 2U, etc.

Assim como o número de slots de unidade pode influenciar o preço, o mesmo pode acontecer com o número de unidades realmente instaladas. Além dos custos associados à unidade, alguns fornecedores não vendem nós com slots de unidade vazios e, portanto, usam uma combinação da capacidade bruta da unidade e o número de nós para determinar a capacidade de armazenamento geral.

·         Networking

Os fornecedores de sistemas hiperconvergentes oferecem uma variedade de opções de hardware de rede. Isso é especialmente verdadeiro para as portas de rede existentes nos nós individuais.

De modo geral, os fornecedores oferecem aos clientes pelo menos algumas opções que variam com base no número de portas, na velocidade da porta e no tipo de conectividade da porta. Por exemplo, um fornecedor pode oferecer aos clientes uma escolha entre ter quatro portas RJ45 de 1 Gbps e duas portas SFP + de 10 Gbps por nó.

Além disso, um fornecedor de sistemas hiperconvergentes pode oferecer diferentes tipos de portas opcionais. Alguns fornecedores, por exemplo, oferecem aos clientes a opção de adicionar uma porta de gerenciamento fora de banda, enquanto outros fornecedores incluem isso como uma opção padrão.

·         CPU

A CPU é outro componente do sistema hiperconvergente que pode afetar drasticamente os custos da infraestrutura de TI. A maioria dos fabricantes oferece aos clientes a escolha de alguns tipos diferentes de CPU.

Embora seja verdade que algumas CPUs são mais caras que outras, existem dois fatores que afetam os custos muito mais do que o preço da CPU.

O primeiro fator é o custo cumulativo da CPU. A maioria dos nós em sistemas hiperconvergentes inclui vários slots de CPU e vários nós são projetados para trabalhar juntos para formar o sistema hiperconvergente.

Um sistema de quatro nós relativamente modesto poderia conter 16 processadores. Portanto, qualquer diferença de preço de CPU existente seria multiplicada pelo número total de CPUs instaladas nos nós.

Quando se trata de licenciamento de software, muitos fornecedores licenciam seu software com base no número de CPUs instaladas em um servidor. Conseqüentemente, um sistema multi-CPU não custará apenas mais em termos de hardware, mas também poderá incorrer em taxas de licenciamento mais altas.

·         Custos diversos

Os fabricantes também podem alterar o preço dos sistemas hiperconvergentes por meio de vários custos diversos diferentes. Esses custos podem incluir garantias obrigatórias ou contratos de suporte, opções de memória ou até mesmo a opção de adicionar uma bateria reserva a um controlador de armazenamento.

Os custos de infraestrutura hiperconvergente podem variar amplamente, dependendo das especificações de hardware e software. Um fator adicional que pode ter um efeito dramático no custo geral é a marca. Alguns fornecedores cobram um preço premium por seus produtos, enquanto outros cobram menos.

Economia de infraestrutura hiperconvergente é fundamental para o setor público

No início, muitas das economias de custo associadas às plataformas de infraestrutura hiperconvergente estavam associadas ao custo de hardware. Hoje, porém, os sistemas HCI nem sempre são baseados em hardware comum e podem ser tão caros quanto um sistema tradicional. Mesmo assim, ainda é possível economizar dinheiro com a adoção de uma plataforma hiperconvergente.

Algumas das economias de custo decorrem do fato de que as plataformas hiperconvergentes são sistemas integrados e autocontidos. Isso significa que você não incorrerá em custos como os relacionados à implantação e manutenção de uma SAN.

Também pode haver economia de custos associada à redução da complexidade e menores custos de gerenciamento. Os sistemas hiperconvergentes geralmente são pré-configurados para fornecer alta disponibilidade para aplicativos críticos. Isso significa que os profissionais de TI não precisam criar clusters manualmente e provisionar armazenamento para tornar os aplicativos essenciais altamente disponíveis.

Pesando as opções

Embora os sistemas de infraestrutura hiperconvergente sejam geralmente comercializados como plataformas para organizações menores ou filiais, os sistemas HCI também podem ser adequados para as organizações do setor público.

Alguns sistemas hiperconvergentes são montados com hardware comum, mas muitos fornecedores HCI também oferecem opções de hardware premium. Como tal, pode haver diferenças dramáticas de preço entre as plataformas HCI.

Sobre a CPD Informática

Fundada em 1974, a CPD Informática é uma empresa Integradora de Recursos e Provedora de Serviços de TI (Tecnologia da Informação), com sede em Brasília e operação em todo o território nacional.

Em seus mais de 40 anos de atividade, a CPD Informática se tornou referência em soluções integradas de TI com propostas inovadoras, produtos com tecnologia de ponta e atendimento especializado e diferenciado.

No Comments

Post A Comment