Hiperconvergência oferece melhor desempenho de missão crítica às organizações do setor público

Powered by Rock Convert

As empresas, incluindo organizações do setor público, geralmente relutam em comprometer seus aplicativos mais críticos a uma nova infraestrutura. A maioria começa a jornada da virtualização com operações internas de menor criticidade. Posteriormente, bancos de dados críticos e outras operações estratégicas do governo são virtualizados.

Aplicativos de missão crítica geralmente são fáceis de reconhecer. No setor público, são os aplicativos que permitem qualquer setor gerenciar serviços financeiros e de atendimento ao cidadão.

Para um hospital público, por exemplo, é o sistema de gerenciamento de pacientes. Para os bancos federais, são os principais sistemas bancários. Aplicativos como bancos de dados e de gestão costumam estar no centro de aplicativos de missão crítica.

São esses sistemas que fazem equipes de operações levantar d às 3 da manhã para suporte. Essas soluções precisam de uma plataforma muito confiável para garantir a alta disponibilidade dos serviços públicos.

As soluções de infraestrutura hiperconvergente (HCI) estão ajudando as organizações do setor público a simplificar e garantir suas operações de missão crítica

À medida que a tecnologia evolui, o mesmo ocorre com a infraestrutura de TI. Uma das tendências mais quentes da arquitetura do data center é a infraestrutura hiperconvergente, um meio de reduzir custos e aumentar a eficiência operacional do setor público.

A hiperconvergência pode ser crítica para melhorar as operações e os serviços que atendem a população em termos de produtividade, gerenciamento de dados e capacidade da equipe.

O uso da tecnologia legada, muito comum em órgãos públicos, geralmente significa custos mais altos, maior sobrecarga de gerenciamento e falta de agilidade para se ajustar a uma missão pelo alto volume de aplicação.

Por outro lado, a hiperconvergência é uma plataforma que entrega perfeitamente a funcionalidade de toda a pilha de serviços de data center em um pool compartilhado de recursos de commodities.

Essa tecnologia acelera a velocidade e a agilidade da implantação de cargas de trabalho ou aplicativos virtualizados e reduz a complexidade do seu data center, o que melhora a eficiência operacional e reduz os custos.

Um diferencial importante em relação a infraestrutura tradicional é que as infraestruturas hiperconvergentes são definidas por software, o que significa que os servidores, redes e armazenamento são virtualizados e entregues em um único servidor padrão, oferecendo os mesmos benefícios de uma nuvem pública, proporcionando maior controle e segurança.

Os benefícios da hiperconvergência para o setor público

Com a hiperconvergência, as organizações do setor público obtêm o melhor dos dois mundos: a escalabilidade e a economia da nuvem, com o desempenho, a proteção e a funcionalidade da TI local.

Alguns dos importantes benefícios que a hiperconvergência oferece são:

  • Custos reduzidos de TI

A hiperconvergência pode ajudar órgãos públicos a otimizar orçamentos de TI, isso porque não será preciso comprar tantos dispositivos distintos para sua infraestrutura de TI.

Menos hardware significa menos espaço para ocupar nos data centers, o que resulta em menos energia consumida para energia e refrigeração. Isso também significa gastar menos em contratos de manutenção para cada dispositivo. Benefício cada vez mais relevante em tempos de contenção de gastos.

  • Infraestrutura e gerenciamento simplificados

As reduzidas equipes de TI, comum em diversos órgãos públicos, gastarão menos tempo configurando dispositivos diferentes durante a implantação e mantendo atualizações e patches de software entre eles.

  • Agilidade e operações em produção aprimorados

A infraestrutura hiperconvergente simplifica as operações em uma plataforma, com um console de gerenciamento que unifica todas as funções do data center.

Como essa infraestrutura é altamente escalável, a TI fica mais ágil. Você pode aumentar com facilidade e rapidez os serviços oferecidos pelo setor público durante picos de demanda e, em seguida, reduzir com a mesma facilidade quando as coisas diminuem.

  • Prevenção de perda de dados e menor tempo de recuperação

Os recursos de proteção de dados, como backup, recuperação e replicação, são nativos de soluções hiperconvergentes. Construir proteção de dados desde o início, ao invés de protegê-la posteriormente, evita a drenagem de recursos e economiza custos na compra de soluções de backup de terceiros.

Diversas organizações do setor público em todo o mundo mudaram para a infraestrutura hiperconvergente e fizeram por boas razões. Os resultados comuns incluem custos reduzidos, maior agilidade e provisionamento mais rápido de soluções para a população.

Além disso, o departamento de TI precisa de menos equipe e especialistas para gerenciar sua infraestrutura de data center. Isso permite reimplementar recursos valiosos de TI em iniciativas do setor público mais estratégicas.

Uma vez que uma organização adota a hiperconvergência, ela virtualiza cerca de 85% de seus servidores físicos. Por fim, a HCI é fácil de planejar, implantar e gerenciar.

Os principais recursos disponíveis de gerenciamento global simplificado e eficiência de dados atendem bem às necessidades de aplicativos de missão crítica do setor público.

Com o devido empenho, é fácil implantar e manter aplicativos de missão crítica em uma plataforma hiperconvergente que atende às organizações do serviço público em todas as esferas.

Por isso, entre em contato com os nossos especialistas e saiba como a CPD Informática pode garantir suas operações de missão crítica com uso da Hiperconvergência.

Sobre a CPD Informática

Fundada em 1974, a CPD Informática é uma empresa Integradora de Recursos e Provedora de Serviços de TI, com sede em Brasília e operação em todo o território nacional.

Em seus mais de 40 anos de atividade, a CPD Informática se tornou referência em soluções integradas de TI com propostas inovadoras, produtos com tecnologia de ponta e atendimento especializado e diferenciado.

Powered by Rock Convert