opções de TI hiperconvergentes

As opções de TI hiperconvergentes devem atender às necessidades de carga de trabalho de órgãos e serviços do governo

Powered by Rock Convert

Atualmente, os fornecedores de infraestrutura hiperconvergentes  (HCI) oferecem muitas opções de hardware. Antes de fazer qualquer escolha, órgãos públicos e serviços do governo em seu processo de aquisição devem examinar suas demandas atuais e considerar as necessidades gerais de carga de trabalho antes de selecionar o hardware hiperconvergente certo.

A primeira coisa que os times de TI responsáveis pelas instituições do governo precisam pensar ao selecionar o hardware hiperconvergente é o motivo pelo qual está comprando uma plataforma HCI.

Definir seu objetivo pode reduzir bastante o tempo necessário para fazer uma seleção. Se seu objetivo, por exemplo, é usar o HCI como um host de infraestrutura de desktop virtual, existem fornecedores que oferecem sistemas HCI pré-configurados para VDI. 

Da mesma forma, se a instituição deseja usar o HCI para fins de backup e recuperação de desastre (DR), existem fornecedores especializados nessas funções.

Entretanto, não existem plataformas HCI criadas para cada carga de trabalho específica, é necessário uma arquitetura planejada e definida para atender as necessidades de cada organização. Para isso, características importantes do projeto devem ser observadas.

Combine o hardware com a carga de trabalho da instituição

Independentemente da instituição governamental poder ou não obter uma plataforma HCI criada especificamente, considere no início desse processo se o hardware hiperconvergente atenderá aos seus requisitos de carga de trabalho, desde operações de back-end até aplicativos voltados para o usuário. 

Suponha, por exemplo, que você deseja usar o HCI para backup. Embora existam sistemas HCI criados especificamente para backup e DR, eles só serão viáveis ​​se contiverem armazenamento suficiente para acomodar os dados que precisam ser protegidos.

Os recursos de hardware hiperconvergentes também são uma consideração importante para cargas de trabalho de uso geral. Suponha que você use o HCI para vários servidores de banco de dados virtualizados que fazem uso extensivo de tabelas na memória. 

Nesse caso, os nós HCI precisarão de muita memória RAM e provavelmente também se beneficiarão do armazenamento de alto desempenho. Um sistema HCI de nível básico com uma quantidade medíocre de RAM e discos de baixo desempenho/alta capacidade não seria um bom ajuste para essa carga de trabalho específica.

À prova de futuro

As demandas de carga de trabalho geralmente aumentam com o tempo, portanto, é importante pensar nas necessidades futuras de capacidade antes de comprar um sistema HCI. 

De forma ideal, a plataforma a ser escolhida deve ser capaz de lidar com os requisitos de carga de trabalho projetados para daqui a cinco anos. 

As estimativas de planejamento de capacidade podem acabar sendo muito diferentes, portanto, também é importante que um sistema HCI seja expansível caso você precise de capacidade adicional. 

Há algumas perguntas diferentes que você precisa considerar em relação à capacidade de expansão do seu hardware hiperconvergente.

Primeiro, você pode atualizar qualquer um dos componentes individualmente? Algumas plataformas hiperconvergentes permitirão que você atualize coisas como memória e discos rígidos, como faria em qualquer outro sistema. A maioria não permite atualizações no nível do componente, e expandir a capacidade requer adicionar nós, expandindo todos os recursos igualmente.

Outra consideração são os requisitos do sistema para quando você adicionar mais nós. Embora a adição de um ou dois nós pareça relativamente simples, alguns sistemas hiperconvergentes exigem a adição de quatro nós por vez e também a compra de um chassi ao adicionar nós. Dessa forma, talvez seja necessário pensar em como a adição de vários nós ao mesmo tempo afetaria seu orçamento de TI.

A gestão da infraestrutura hiperconvergente

É bem provável que os órgãos e serviços do governo já possuam ferramentas de gerenciamento usadas para gerenciar os servidores da sua organização. O sistema HCI a ser escolhido deve funcionar idealmente com suas ferramentas de gerenciamento existentes. Caso contrário, corre-se o risco de criar ineficiências decorrentes de silos de gerenciamento.

Com uma infraestrutura hiperconvergente, as equipes de TI podem alcançar a eficiência necessária para o armazenamento de dados, cargas de trabalho e aplicativos utilizados por órgãos e serviços do governo. 

Entre em contato com a CPD Informática para saber mais sobre os últimos avanços na infraestrutura Hiperconvergente e como definir a solução certa para atender as demandas das instituições públicas.

Sobre a CPD Informática

Fundada em 1974, a CPD Informática é uma empresa Integradora de Recursos e Provedora de Serviços de TI (Tecnologia da Informação), com sede em Brasília e operação em todo o território nacional.

Em seus mais de 40 anos de atividade, a CPD Informática se tornou referência em soluções integradas de TI com propostas inovadoras, produtos com tecnologia de ponta e atendimento especializado e diferenciado. 

Powered by Rock Convert