
13 jan Preocupado em armazenar dados não estruturados? Você não está sozinho.
Armazenar dados não estruturados é um dos maiores desafios do armazenamento atual. Pode ser difícil apreciar alguns avanços tecnológicos modernos sabendo que eles estão criando grandes quantidades de dados que devem ser gerenciados, armazenados e analisados.
Lidar com dados não estruturados está longe de ser impossível, no entanto, os fornecedores estão crescendo para atender às necessidades das organizações que trabalham com muitos dados difíceis de controlar.
A tecnologia de armazenamento também está evoluindo e, com os sistemas e práticas de armazenamento corretos, é possível trabalhar de forma eficiente com dados não estruturados.
Abaixo, respondemos a cinco perguntas frequentes sobre o armazenamento de dados não estruturados, desde quebrar o desafio que ele apresenta até qual sistema é mais adequado para armazená-lo. O objetivo é ajudar sua organização a obter o máximo deles.
O que são dados não estruturados?
Como o próprio nome indica, os dados não estruturados não seguem uma estrutura tradicional, como dados encontrados em sistemas financeiros e aplicativos de negócios.
Enquanto os dados estruturados se prestam a formatos rígidos como bancos de dados, os dados não estruturados são mais livres. Exemplos de dados não estruturados incluem imagens, arquivos de texto, dados de sensores e e-mails.
A natureza não estruturada desses arquivos tem seus benefícios, como permitir que as equipes de análise trabalhem com os dados sem primeiro padronizá-los, o que pode levar a análises mais abrangentes.
Os avanços no aprendizado de máquina e inteligência artificial estão facilitando a rotulagem e a categorização de dados não estruturados para que as informações sejam mais acessíveis e menos difíceis de classificar.
Quais são os maiores desafios envolvidos no armazenamento de dados não estruturados?
“Desafiador” é uma palavra que pode ser usada para descrever a quantidade de dados não estruturados existentes.
Os dados não estruturados constituem a maioria dos dados que estão sendo produzidos hoje, e há muitos deles. Os três maiores obstáculos para o armazenamento de dados não estruturados são: volume, variedade e valor.
Como os dados não estruturados são compostos de arquivos como áudio, vídeo, imagens e até mesmo dados de mídia social, é fácil perceber porque o volume é um desafio. Felizmente, há vários fornecedores no ramo de armazenamento de dados não estruturados, incluindo Dell EMC PowerStore.
Referindo-se à vasta gama de tipos de dados, a variedade pode levar a grandes problemas de segurança se não for tratada corretamente. Com tantos dados sendo armazenados, os tipos de dados, incluindo informações de identificação pessoal, números de cartão de crédito e números da Previdência Social, podem não ser considerados.
Da mesma forma, o valor dos dados pode se perder na confusão ao trabalhar com muitos deles. Há valor a ser encontrado em dados não estruturados, mas aproveitar essas informações pode ser difícil.
A classificação por níveis de armazenamento pode ajudar?
A classificação por níveis de armazenamento não é novidade, mas a necessidade de uma classificação adequada ganhou força com o aumento de dados não estruturados.
Com o armazenamento em camadas automatizado, você pode atribuir categorias a dados não estruturados, organizando-os de forma que os dados acessados com frequência estejam prontamente disponíveis enquanto os dados menos importantes (mas ainda necessários) ficam em segundo plano.
Com uma variedade tão grande de tipos de dados sob o “guarda-chuva” não estruturado, priorizá-los dessa forma pode melhorar o desempenho e gerenciar os custos de armazenamento.
Qual sistema é o melhor para armazenar dados não estruturados?
Em vez de usar um formato rígido, os sistemas de armazenamento de objetos usam metadados para descrever os dados e classificá-los por atributos, como nome, data de criação e local.
O armazenamento de objetos é altamente escalonável, facilitando o aumento da capacidade. No entanto, é provável que haja falta de desempenho em um sistema de armazenamento de objetos. Embora o armazenamento de objetos pareça ter uma vantagem, há prós e contras em diferentes sistemas de armazenamento.
Se você está procurando dar um impulso ao seu sistema de armazenamento, pode valer a pena investir em flash para ajudar a lidar com seus dados não estruturados.
Os custos do Flash continuam caindo, tornando a alternativa mais rápida aos discos rígidos uma opção viável para mais cargas de trabalho. Como o armazenamento de objetos tem desafios com o desempenho, o uso de um sistema híbrido ou totalmente flash pode acelerar as coisas significativamente.
Junto com melhor desempenho, os SSDs baseados em flash consomem menos energia e ocupam menos espaço. Antes de adicionar flash à sua estratégia de armazenamento de dados não estruturados, avalie sua organização e certifique-se de que é um investimento sensato.
Sobre a CPD Informática
Fundada em 1974, a CPD Informática é uma empresa Integradora de Recursos e Provedora de Serviços de TI (Tecnologia da Informação), com sede em Brasília e operação em todo o território nacional.
Em seus mais de 40 anos de atividade, a CPD Informática se tornou referência em soluções integradas de TI com propostas inovadoras, produtos com tecnologia de ponta e atendimento especializado e diferenciado.
No Comments