Warning: Parameter 2 to WPE\Site_Preview::the_posts() expected to be a reference, value given in /nfs/c11/h02/mnt/207098/domains/cpd.com.br/html/wp-includes/class-wp-hook.php on line 287
CPD | Preocupado em armazenar dados não estruturados? Você não está sozinho.
Warning: Parameter 2 to WPE\Site_Preview::the_posts() expected to be a reference, value given in /nfs/c11/h02/mnt/207098/domains/cpd.com.br/html/wp-includes/class-wp-hook.php on line 287

Preocupado em armazenar dados não estruturados? Você não está sozinho.

Armazenar dados não estruturados é um dos maiores desafios do armazenamento atual. Pode ser difícil apreciar alguns avanços tecnológicos modernos sabendo que eles estão criando grandes quantidades de dados que devem ser gerenciados, armazenados e analisados.

Lidar com dados não estruturados está longe de ser impossível, no entanto, os fornecedores estão crescendo para atender às necessidades das organizações que trabalham com muitos dados difíceis de controlar. 

A tecnologia de armazenamento também está evoluindo e, com os sistemas e práticas de armazenamento corretos, é possível trabalhar de forma eficiente com dados não estruturados.

Abaixo, respondemos a cinco perguntas frequentes sobre o armazenamento de dados não estruturados, desde quebrar o desafio que ele apresenta até qual sistema é mais adequado para armazená-lo. O objetivo é ajudar sua organização a obter o máximo deles.

O que são dados não estruturados?

Como o próprio nome indica, os dados não estruturados não seguem uma estrutura tradicional, como dados encontrados em sistemas financeiros e aplicativos de negócios. 

Enquanto os dados estruturados se prestam a formatos rígidos como bancos de dados, os dados não estruturados são mais livres. Exemplos de dados não estruturados incluem imagens, arquivos de texto, dados de sensores e e-mails.

A natureza não estruturada desses arquivos tem seus benefícios, como permitir que as equipes de análise trabalhem com os dados sem primeiro padronizá-los, o que pode levar a análises mais abrangentes. 

Os avanços no aprendizado de máquina e inteligência artificial estão facilitando a rotulagem e a categorização de dados não estruturados para que as informações sejam mais acessíveis e menos difíceis de classificar.

Quais são os maiores desafios envolvidos no armazenamento de dados não estruturados?

“Desafiador” é uma palavra que pode ser usada para descrever a quantidade de dados não estruturados existentes. 

Os dados não estruturados constituem a maioria dos dados que estão sendo produzidos hoje, e há muitos deles. Os três maiores obstáculos para o armazenamento de dados não estruturados são: volume, variedade e valor.

Como os dados não estruturados são compostos de arquivos como áudio, vídeo, imagens e até mesmo dados de mídia social, é fácil perceber porque o volume é um desafio. Felizmente, há vários fornecedores no ramo de armazenamento de dados não estruturados, incluindo Dell EMC PowerStore. 

Referindo-se à vasta gama de tipos de dados, a variedade pode levar a grandes problemas de segurança se não for tratada corretamente. Com tantos dados sendo armazenados, os tipos de dados, incluindo informações de identificação pessoal, números de cartão de crédito e números da Previdência Social, podem não ser considerados.

Da mesma forma, o valor dos dados pode se perder na confusão ao trabalhar com muitos deles. Há valor a ser encontrado em dados não estruturados, mas aproveitar essas informações pode ser difícil. 

A classificação por níveis de armazenamento pode ajudar?

A classificação por níveis de armazenamento não é novidade, mas a necessidade de uma classificação adequada ganhou força com o aumento de dados não estruturados. 

Com o armazenamento em camadas automatizado, você pode atribuir categorias a dados não estruturados, organizando-os de forma que os dados acessados ​​com frequência estejam prontamente disponíveis enquanto os dados menos importantes (mas ainda necessários) ficam em segundo plano. 

Com uma variedade tão grande de tipos de dados sob o “guarda-chuva” não estruturado, priorizá-los dessa forma pode melhorar o desempenho e gerenciar os custos de armazenamento.

Qual sistema é o melhor para armazenar dados não estruturados?

Em vez de usar um formato rígido, os sistemas de armazenamento de objetos usam metadados para descrever os dados e classificá-los por atributos, como nome, data de criação e local. 

O armazenamento de objetos é altamente escalonável, facilitando o aumento da capacidade. No entanto, é provável que haja falta de desempenho em um sistema de armazenamento de objetos. Embora o armazenamento de objetos pareça ter uma vantagem, há prós e contras em diferentes sistemas de armazenamento.

Se você está procurando dar um impulso ao seu sistema de armazenamento, pode valer a pena investir em flash para ajudar a lidar com seus dados não estruturados. 

Os custos do Flash continuam caindo, tornando a alternativa mais rápida aos discos rígidos uma opção viável para mais cargas de trabalho. Como o armazenamento de objetos tem desafios com o desempenho, o uso de um sistema híbrido ou totalmente flash pode acelerar as coisas significativamente.

Junto com melhor desempenho, os SSDs baseados em flash consomem menos energia e ocupam menos espaço. Antes de adicionar flash à sua estratégia de armazenamento de dados não estruturados, avalie sua organização e certifique-se de que é um investimento sensato.

Sobre a CPD Informática

Fundada em 1974, a CPD Informática é uma empresa Integradora de Recursos e Provedora de Serviços de TI (Tecnologia da Informação), com sede em Brasília e operação em todo o território nacional.

Em seus mais de 40 anos de atividade, a CPD Informática se tornou referência em soluções integradas de TI com propostas inovadoras, produtos com tecnologia de ponta e atendimento especializado e diferenciado.

No Comments

Post A Comment