Warning: Parameter 2 to WPE\Site_Preview::the_posts() expected to be a reference, value given in /nfs/c11/h02/mnt/207098/domains/cpd.com.br/html/wp-includes/class-wp-hook.php on line 287
CPD | Proteção de dados, propriedade intelectual e segredos comerciais tornam-se prioridade em 2021
Warning: Parameter 2 to WPE\Site_Preview::the_posts() expected to be a reference, value given in /nfs/c11/h02/mnt/207098/domains/cpd.com.br/html/wp-includes/class-wp-hook.php on line 287

Proteção de dados, propriedade intelectual e segredos comerciais tornam-se prioridade em 2021

A espionagem industrial, às vezes chamada de espionagem econômica, é o roubo de propriedade intelectual, know-how ou segredos comerciais de uma empresa. A perda de informações industriais e propriedade intelectual por meio da ciberespionagem constitui uma das maiores transferências involuntária de riqueza no mundo corporativo.

A pegada global de informações está crescendo a uma velocidade nunca vista antes, tornando cada vez mais difícil proteger a propriedade intelectual. Existem milhares de exabytes de novos dados criados a cada ano e os volumes de informações estão crescendo exponencialmente.

Para agravar a situação, algumas empresas acreditam erroneamente que, como o armazenamento é relativamente barato, elas podem manter tudo para sempre sem a devida proteção de dados. Soa familiar para você?

Quão grande é o desafio?

Nos últimos anos, a apropriação indébita de segredos comerciais de empresas americanas também cresceu de forma incontrolável. 

De acordo com o Departamento de Comércio em uma atualização de seu relatório “Propriedade Intelectual e a Economia dos EUA: Indústrias em Foco”, a propriedade intelectual foi responsável por US $ 6,6 trilhões em valor agregado, ou 38,2% do PIB dos EUA. 

No Brasil, 20% do Produto Interno Bruto [PIB] vem de empresas que investem em propriedade intelectual, enquanto na média da União Europeia esse índice é de 42%.

Somente nos Estados Unidos, segredos comerciais roubados custam entre US$ 225 bilhões e US$ 600 bilhões por ano, estimou o National Bureau of Asian Research. A propriedade intelectual sozinha responde por mais de 45 milhões de empregos nos Estados Unidos e mais de 50% de todas as exportações dos EUA.

Normalmente, há duas maneiras pelas quais o propriedade intelectual da empresa é roubada. Primeiro, um funcionário ou outra pessoa interna com acesso às informações da empresa as apropria indevidamente. 

As medidas para proteger a propriedade intelectual deste tipo de roubo incluem limitação de acesso, aplicação de credenciais, aplicação de gerenciamento de direitos digitais mais robusto, compartimentação de informações e treinamento, entre outras coisas.

A segunda e mais comum forma de roubo de propriedade intelectual é por cibercriminosos explorando brechas na arquitetura de TI e roubando informações privadas. 

A correção desse problema exige não apenas manter os bandidos afastados por meio de segurança aprimorada de TI e controle de conteúdo, por meio de criptografia ou outras tecnologias, mas também envolver a segurança de TI e outros profissionais de tecnologia de novas maneiras.

O que sua empresa pode fazer para garantir a proteção de dados, propriedade intelectual e segredos comerciais?

Reduza o risco fazendo “uma torta menor”. Ao contrário da crença popular, mais nem sempre é melhor, e isso é especialmente verdadeiro quando se tenta proteger dados, a propriedade intelectual e segredos comerciais. Quanto maior for a pilha de dados, maior será o risco de privacidade, segurança e litígio.

A Lei Geral de Proteção e Privacidade de Dados (LGPD) já exige atualmente que as empresas mantenham menos informações por períodos mais curtos. A realidade da segurança da informação avança da mesma forma de que mais informações são mais difíceis de bloquear e proteger, aumentando assim o risco de perda. 

A lista de opções é grande, mas existem maneiras práticas de proteger dados estratégicos ao negócio, além da propriedade intelectual e segredos comerciais:

  • Limite a criação de novas pilhas de dados

Desenvolvendo e aplicando regras antecipadamente a arquitetura e novos aplicativos de TI que promoverão a destruição adequada de informações. Por exemplo, uma regra pode ditar que os dados em um determinado sistema não são registrados e que os dados serão eliminados automaticamente após uma data especificada.

  • Limpe pilhas de dados por meio de destruição e dimensionamento correto de suas informações

A destruição de informações requer a avaliação dos requisitos legais e das necessidades comerciais dessas informações. A tecnologia analítica e de classificação pode ser útil na tomada de decisões sobre o que destruir, embora a avaliação humana também seja essencial para aumentar a destruição.

  • Realize avaliações de risco

Quando o armazenamento de dados, a propriedade intelectual corporativa e segredos comerciais estão em questão, é prudente avaliar o risco e mitigar os problemas que criam o maior risco. Por exemplo, se sua organização contrata pessoal de TI do exterior, é essencial fazer verificações profundas de histórico. Algumas empresas evitam contratar em países selecionados onde o risco de malfeitores é maior.

  • Cuidado com o volume de dados

A tecnologia e a vigilância podem limitar o roubo de grandes volumes de dados da empresa pela Internet. Limitar onde as informações podem ser armazenadas, bem como limitar o uso de dispositivos para armazenar dados da empresa pode ajudar. Diretrizes claras e aplicação sobre onde os dados podem ser armazenados adequadamente e como devem ser movidos para fora do controle da empresa podem ajudar.

  • Aplicar regras de classificação de segurança da informação (infosec)

Para proteger a propriedade intelectual, know-how, segredos comerciais e outros dados, as informações devem ser devidamente classificadas. É essencial desenvolver e aplicar regras de classificação de segurança que delimitem dados que são segredos comerciais, confidenciais ou privilegiados do que não precisa de proteção. Essa classificação ajuda a lidar com a realidade de que as informações não são iguais em valor e permite que mais tempo e esforço sejam gastos protegendo dados mais valiosos. 

  • Criptografe o quanto antes e com frequência

A maioria das empresas possui políticas que exigem criptografia de informações de segredos comerciais e proteção de dados confidenciais enviados fora do firewall. Mas com muita frequência, as informações viajam livremente sem proteção ou criptografia. As organizações devem garantir que a tecnologia de criptografia esteja disponível e sendo usada. Se puder ser aplicado sem o envolvimento do funcionário, é uma abordagem ainda melhor.

A espionagem econômica e o roubo de dados custam mundialmente às empresas centenas de bilhões de dólares

E dezenas de milhões de empregos por ano. Enquanto o governo tenta resolver o problema, as empresas devem estar prontas para levar a ameaça a sério e fazer o que puderem para proteger a propriedade intelectual e outras informações valiosas. 

Trabalhe para tornar as pilhas de dados existentes menores e limitar o que você guarda. Determine quais informações são o alvo mais provável, classificar e bloquear de acordo com seu valor. 

Para alguns, a ameaça da espionagem econômica é pequena e, para outros, é existencial. Goste ou não, os profissionais de TI, infosec e armazenamento são agora a linha de frente no bem-estar financeiro de sua empresa.

Transformar o cenário dos negócios digitais requer soluções que permitem a automação e protegem os dados provenientes de fontes distintas, ao mesmo tempo que capacitam o usuário a encontrar insights para maior sucesso nos negócios.

Para saber mais sobre como a CPD Informática pode ajudar sua empresa a alcançar seus objetivos protegendo os dados, a propriedade intelectual e os segredos comerciais, entre em contato conosco. Nossa equipe adota uma abordagem proativa e colaborativa para ajudá-lo a identificar e atingir as metas organizacionais e trazer segurança para o seu ambiente de negócios.

Sobre a CPD Informática

Fundada em 1974, a CPD Informática é uma empresa Integradora de Recursos e Provedora de Serviços de TI (Tecnologia da Informação), com sede em Brasília e operação em todo o território nacional.

Em seus mais de 40 anos de atividade, a CPD Informática se tornou referência em soluções integradas de TI com propostas inovadoras, produtos com tecnologia de ponta e atendimento especializado e diferenciado.

No Comments

Post A Comment