Warning: Parameter 2 to WPE\Site_Preview::the_posts() expected to be a reference, value given in /nfs/c11/h02/mnt/207098/domains/cpd.com.br/html/wp-includes/class-wp-hook.php on line 287
CPD | Supere o gargalo do software utilizado na gestão pública melhorando o desempenho do armazenamento
Warning: Parameter 2 to WPE\Site_Preview::the_posts() expected to be a reference, value given in /nfs/c11/h02/mnt/207098/domains/cpd.com.br/html/wp-includes/class-wp-hook.php on line 287

Supere o gargalo do software utilizado na gestão pública melhorando o desempenho do armazenamento

Os sistemas de armazenamento não atingem mais todo o seu potencial. Porém, provar essa afirmação requer um pouco de matemática.

Se você somar o desempenho bruto de cada unidade em uma matriz totalmente flash e compará-la com o desempenho declarado dessa matriz, encontrará uma diferença significativa. 

A matemática sugere que o sistema totalmente em flash deve ser capaz de gerar milhões de IOPS (operações de entrada / saída por segundo em português), mas a maioria não consegue criar mais do que algumas centenas de milhares. 

Compreender o motivo da lacuna de desempenho requer a compreensão da arquitetura dos sistemas de armazenamento.

A maioria dos sistemas de armazenamento hoje das empresas, o que inclui também a infraestrutura de TI pública, consiste em um ecossistema de CPUs, memória, rede interna e externa, mídia de armazenamento e software de armazenamento. 

O software de armazenamento é o que os gerentes de armazenamento de dados interagem enquanto provisionam e protegem os dados armazenados na mídia. Exceto pelo software, cada componente do ecossistema de armazenamento se tornou mais rápido e menos latente. 

Por exemplo, as CPUs agora têm mais núcleos, a mídia de armazenamento é flash em vez de baseada em disco rígido e as redes têm mais largura de banda.

O aumento no número de fornecedores na categoria de armazenamento definido por software é o que impulsiona a discussão em torno do isolamento do software do resto do ecossistema de armazenamento. 

Mesmo os fornecedores que oferecem produtos de armazenamento prontos para uso atuam principalmente como desenvolvedores de software hoje em dia, pois seu software pode estar disponível apenas com o hardware que vendem. 

Para ser justo, seu equipamento pode ter alguns recursos ou configurações exclusivas, mas esses fornecedores ainda estão escrevendo códigos de software para gerenciar o ambiente de armazenamento.

Superar o gargalo do software – e melhorar o desempenho do armazenamento – é um obstáculo crítico para os fornecedores de armazenamento

Se eles não conseguirem, não fará sentido para os clientes adotarem tecnologias de memória mais rápidas. 

O desafio resulta do software de armazenamento permanecer, em sua maior parte, igual ao de uma década atrás. Mesmo os recursos que a maioria dos produtos e ferramentas de software de armazenamento oferecem – RAID, instantâneos e replicação – permanecem relativamente os mesmos.

Precisamos corrigir o gargalo do software de armazenamento?

O desafio de obter desempenho máximo de um sistema de armazenamento levou muitos fornecedores a mudar seu foco para fatores como simplicidade de gerenciamento ou recursos de qualidade de serviço. 

A postura básica aqui é que não há necessidade de melhorar o desempenho porque os sistemas atuais são bons o suficiente.

Muitos data centers existentes no serviço público não precisam de mais de 500.000 IOPS; na verdade, a maioria não precisa de mais de 100.000 IOPS. 

O problema é que não aproveitar o desempenho bruto total das unidades flash aumenta os custos de mídia. Se – tecnicamente falando – quatro ou cinco drives flash podem fornecer 500.000 ou mais IOPS, por que uma organização deveria ser forçada a comprar 24 ou mais?

Para agravar a situação, está o aumento da capacidade das unidades flash. 

Dentro de um ano, drives flash de 16+ TB serão comuns, com drives de maior capacidade em breve. Isso significa que uma matriz flash de 24 unidades com unidades de 16 TB fornecerá 384 TB de capacidade bruta, mais do que a maioria dos data centers precisam. 

Mas ainda será uma quantia que os fornecedores devem forçar os data centers a comprar para que suas ofertas possam oferecer um desempenho aceitável.

Como a gestão pública pode reduzir o gargalo do armazenamento

Corrigir o gargalo do software e melhorar o desempenho do armazenamento precisam ser as principais prioridades do armazenamento. Os fornecedores de armazenamento identificaram esses desafios e sugerem várias abordagens para enfrentá-los.

1 – Elimine o conceito de sistema de armazenamento

A maioria das cargas de trabalho hoje opera como parte de um ambiente, geralmente uma coleção de servidores agindo como um cluster. O software que gerencia esses clusters inclui recursos básicos de gerenciamento de armazenamento, como gerenciamento de volume e proteção de dados. 

O desempenho melhora porque não há rede ou software de armazenamento avançado para adicionar latência.

Os problemas surgem devido ao fato de cada cluster operar sozinho e à utilização ineficiente de recursos de armazenamento. O gerenciamento de armazenamento se torna um processo de gerenciamento separado dentro de cada cluster, e a utilização de armazenamento é normalmente baixa porque o software não distribui uniformemente os dados e a carga de entrada e saída em todo o cluster.

A proteção de dados requer a cópia de dados entre os nós do cluster, o que aumenta significativamente o consumo de capacidade.

2 – Use armazenamento de cluster cruzado combinável

Uma solução potencial para o problema das ilhas de armazenamento em cluster é o armazenamento combinável. 

O armazenamento combinável envolve um pool de recursos compartilhados dos componentes no ecossistema de armazenamento. Quando um cluster precisa de recursos de armazenamento, o software composto atribui um sistema de armazenamento virtual a esse cluster.

As ofertas combináveis ​​permanecem dependentes dos recursos do software de cluster para fornecer recursos de armazenamento, o que significa que o gerenciamento de armazenamento ainda é executado individualmente em cada cluster. 

Também indica que a abrangência dos recursos e o desempenho de armazenamento ainda dependem principalmente de quão bem as funções de armazenamento do software de cluster funcionam.

3 – Re-instale e atualize o software de armazenamento do zero

A maioria dos softwares de armazenamento tem pelo menos 10 anos. Mesmo os sistemas de armazenamento mais recentes geralmente usam bibliotecas de código aberto. 

A atualização e re-instalação do zero oferece às instituições públicas a possibilidade de atualizar os algoritmos de armazenamento, por exemplo, como o software de armazenamento irá provisionar, referenciar e proteger o armazenamento e os dados. 

Começar de novo também permite que um fornecedor garanta que seu software seja mais multithread por natureza.

Melhorar o desempenho do armazenamento superando o gargalo do software é um desafio para todo o data center

Se as instituições públicas não conseguirem consertar o gargalo, não haverá necessidade de investir na construção de redes mais rápidas ou de adotar hardware de armazenamento com mídia mais rápida.

As alternativas mencionadas aqui – eliminando o conceito de sistema de armazenamento, armazenamento cross-cluster combinável e atualização e re-instalação do software de armazenamento do zero – fornecem soluções viáveis ​​para o problema, mas cada uma tem seus desafios. 

Os profissionais de TI, como de costume, precisarão decidir quais ações são mais eficientes.

Sobre a CPD Informática

Fundada em 1974, a CPD Informática é uma empresa Integradora de Recursos e Provedora de Serviços de TI (Tecnologia da Informação), com sede em Brasília e operação em todo o território nacional.

Em seus mais de 40 anos de atividade, a CPD Informática se tornou referência em soluções integradas de TI com propostas inovadoras, produtos com tecnologia de ponta e atendimento especializado e diferenciado.

No Comments

Post A Comment