transformação digital

Transformação digital: o que é e como acontece no setor público?

Powered by Rock Convert

A transformação digital é uma tendência que está se espalhando cada vez mais ao redor do mundo, trazendo uma série de benefícios e pavimentando o caminho para a inovação. Diversos setores do mercado estão sendo reconfigurados, já que os recursos tecnológicos passaram a ser ponto de partida para novas soluções.

Apesar de tudo ter começado nas empresas, hoje essa revolução já vai além da esfera privada. Por isso, preparamos este conteúdo para mostrar o que é a transformação digital, quais são os seus benefícios e como ela acontece no setor público.

Quer entender melhor esses pontos? Então, continue acompanhando o artigo!

O que é transformação digital?

Por ser um termo muito falado no mercado e relativamente novo, ainda existe muita confusão sobre o conceito. Apesar disso, podemos ter certeza de uma coisa: a transformação digital vai muito além de “digitalizar” documentos ou adotar uma tecnologia específica. Ela é bem mais profunda.

Na verdade, a transformação digital é um movimento crescente onde as organizações adaptam ou mudam seus modelos de negócio com a intenção de explorar todo o potencial da tecnologia, gerando mais valor para seus acionistas, clientes, parceiros e colaboradores.

Em outras palavras, não se trata de digitalizar o modelo existente, mas sim criar um novo modelo de negócio fazendo uso de meios digitais.

Quer um exemplo? O Uber não é um táxi digitalizado, mas sim um novo modelo de negócio que foi criado especificamente para explorar o potencial do compartilhamento de informações e da colaboração por meio da internet. O mesmo vale para o AirBnb, que vai muito além de uma rede digital de hotéis.

A transformação digital utiliza a tecnologia como cerne do modelo de negócio e engloba toda a força de trabalho, não apenas a área de TI. Inclusive, é fundamental que todos na instituição adotem um novo jeito de trabalhar.

Essa transformação pode ser desde o início de um novo negócio, criando um modelo baseado em algo inovador, ou a transformação de parte de uma empresa ou organização existente, inovando nos serviços já prestados ou processos utilizados.  

Quais são os benefícios da transformação digital?

Simplificação dos processos

A aplicação da tecnologia como ponto de partida permite que os novos modelos de negócio já nasçam com muitos processos automatizados e simplificados. A cultura muda e as instituições passam a utilizar mídias digitais até mesmo na comunicação interna.

Além disso, a tecnologia móvel passa a ser amplamente adotada não só no dia a dia pessoal, mas agora também no profissional.

Geração de novos cargos e funções

Muitos tem medo que a transformação digital “roube” empregos. Porém, a inteligência humana nunca foi tão necessária para interpretar dados e tomar decisões com base nas análises que a tecnologia proporciona.

Somado a isso, habilidades como criatividade e relacionamento interpessoal são mais valorizadas do que nunca. Quem tem capacidade de inovar e liderar só tem a ganhar com essa revolução.

Aumento da eficiência

Diversos gargalos organizacionais existem como consequência de setores que não estão bem interligados. Isso torna o fluxo entre os processos ruim, o que acaba impactando na produção final. Felizmente, uma organização que passa pela transformação digital consegue eliminar muitos desses pontos limitadores.

Ao automatizar processos e eliminar intermediários, ganha-se maior controle sobre as tarefas, reduzindo os atritos e aumentando a eficiência.

Aumento da satisfação do público

Um dos benefícios da transformação de digital é se aproximar do modo natural de comunicação do seu cliente. Sabemos que atualmente as pessoas estão com seus smartphones “em mãos” 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Ao disponibilizar seus produtos e serviços em plataforma digital, passa-se a oferecer comunicação com o público por meio dos dispositivos móveis, gerando uma melhor experiência aos usuários e uma maior presença da instituição na vida das pessoas.

Qual é o impacto da transformação digital no setor público brasileiro?

Segundo Ricardo Costa, Partner CTO da Dell EMC Latin America, “por se tratar de um novo modelo de negócio utilizando meios digitais, essa transformação tem diversas implicações, tanto no mercado privado como também no público. Afinal, na esfera pública existe uma grande quantidade de oportunidades e de frentes de negócios que podem ser completamente reformuladas com a transformação digital, trazendo benefícios para todos os envolvidos.”

Para Ricardo, tudo começa com uma pergunta: “qual é o problema a ser resolvido?”.

A partir daí a transformação digital vai agir para alcançar o objetivo proposto. Em algumas situações ela pode ajudar na desburocratização. Em outras, pode remover intermediários, diminuir camadas de decisão e reduzir etapas para que os processos sejam concluídos com mais facilidade e agilidade.

Exemplo de transformação digital no setor público

Imagine que você está no mercado buscando a aquisição de um imóvel. Para concluir essa jornada serão necessárias diversas etapas burocráticas, tais como:

  • coleta de certidões;
  • levantamento de documentos diversos;
  • cópias dos originais;
  • carimbos;
  • autenticações de documentos;
  • reconhecimento de firmas;
  • assinatura de contrato;
  • entre outras.

 

Com o foco sempre no problema que precisa ser resolvido, ou seja, a aquisição de um imóvel com segurança, o processo poderia ser inteiramente remodelado.

Como exemplo, as diversas assinaturas e carimbos cartoriais poderiam ser excluídos do processo, com autenticação utilizando tecnologias como o Blockchain. Além de oferecer mais simplicidade e eficiência, esse processo garante que as informações não sofram tentativas de fraude ou violação.

Ainda dentro do mesmo exemplo, a coleta de documentos poderia contar com o auxílio de cloud computing (computação em nuvem). Dessa maneira, contar com todas as informações do vendedor e comprador seguras e disponíveis online seria totalmente possível.

Em outras palavras, a transformação digital entraria para deixar tudo mais simples: com a capacidade da tecnologia, não é mais necessário passar por tantas etapas, tornando o processo mais dinâmico.

Incentivo do governo brasileiro à transformação digital

É fato que o nosso país ainda tem muito o que evoluir em diversos setores, mas isso não significa que a transformação digital seja tema para um futuro distante. Felizmente, existem muitas ações sendo tomadas para um plano de transformação digital do Brasil. Alguns exemplos são:

  • E-Digital (Estratégia Nacional para Transformação Digital), no Ministério da Ciência e Tecnologia;
  • SinDigital (Sistema Nacional para a Transformação Digital), ligado à Casa Civil;
  • CITDigital (Comitê Interministerial para Transformação Digital), unindo 5 ministérios e Casa Civil.

 

Portanto, existe sim uma agenda no Estado para transformar digitalmente alguns processos, melhorando o relacionamento com os cidadãos e entre os órgãos públicos. A Receita Federal e o Ministério Público, por exemplo, estão promovendo transformações digitais, principalmente em inteligência artificial (AI) e internet das coisas (IoT).

Para que a mudança completa se torne possível, é importante lembrarmos de alguns principais:

  • Transformação digital não é sobre tecnologia, mas sim sobre criar novos modelos de negócio, usando meios digitais;
  • Governos digitais ajudam a promover empreendedorismo social, com a iniciativa privada auxiliando na solução de problemas sociais;
  • Esse é um tema desafiador no mundo todo, e não apenas no Brasil, que não está parado.
Ou seja, desafios e oportunidades estão aí, lado a lado. Cabe a nós tomarmos iniciativas para facilitar a adoção da transformação digital nas diferentes organizações do setor público.
Por isso, entre em contato com a CPD Informática e saiba como podemos ajudar a transformar a sua organização.
Banner_14g-server
Powered by Rock Convert