Over 10 years we help companies reach their financial and branding goals. Engitech is a values-driven technology agency dedicated.

Gallery

Contacts

411 University St, Seattle, USA

engitech@oceanthemes.net

+1 -800-456-478-23

Sem categoria

Virtualização de armazenamento ao nível de bloco: motivos para a administração pública implementá-la

A virtualização de armazenamento ao nível de bloco é um serviço que fornece um arranjo flexível e lógico de capacidade de armazenamento para aplicativos e usuários, abstraindo sua localização física.

Como uma camada de software, ele intercepta solicitações de E / S (entrada e saída) para essa capacidade lógica e as mapeia para os locais físicos apropriados.

Dessa forma, a virtualização permite que os administradores de TI da administração pública forneçam a capacidade de armazenamento quando e onde for necessária, enquanto isola os usuários dos detalhes potencialmente prejudiciais de expansão, proteção de dados e manutenção do sistema.

A tecnologia pode ser aplicada internamente, à capacidade que está conectada apenas ao controlador que executa o mecanismo de virtualização, e pode ser aplicada a dispositivos de armazenamento externos em uma rede.

Esses sistemas externos podem incluir capacidade de armazenamento exclusivamente do mesmo fornecedor (homogêneo) ou pode abranger vários sistemas de fornecedores diferentes (heterogêneo).

As implementações mais comuns são como serviços no nível do host ou no nível do array, principalmente homogêneos, ou como dispositivos baseados em rede, sendo em sua maioria heterogêneos.

Além disso, a virtualização de armazenamento está sendo implementada como uma forma de trazer o armazenamento compartilhado para um ambiente de servidor virtual, normalmente como um dispositivo baseado em máquina virtual, e permitir a mobilidade da VM, clustering de host e provisionamento dinâmico.

Razões para virtualizar o armazenamento na administração pública

Então, por que um departamento de TI da administração pública deseja virtualizar seus recursos de armazenamento? Existem vários cenários em que a virtualização de armazenamento faz sentido. Vamos examiná-los um por um.

1.      Suportar virtualização de servidor e alta disponibilidade (HA)

A virtualização de armazenamento facilita o compartilhamento de dados, que pode permitir a migração de VM e suportar balanceamento de carga entre hosts, sem ter que migrar dados entre sistemas de armazenamento.

Ele também simplifica a otimização de recursos de armazenamento em um ambiente virtualizado dinâmico. Um pool de armazenamento compartilhado pode suportar o cluster de hosts de virtualização para permitir maior disponibilidade com failover automatizado ou reinicialização mais rápida de VMs após a detecção de uma falha.

De maneira semelhante, um pool compartilhado de armazenamento altamente disponível pode ser usado para dar suporte a aplicativos críticos em servidores físicos para recuperação manual de sistemas de armazenamento ou para dar suporte a aplicativos de cluster.

2.      Facilitar a administração

De uma perspectiva administrativa do setor público, um sistema de armazenamento compartilhado maior representa menos pontos de gerenciamento do que sistemas conectados a cada host.

A virtualização de armazenamento também pode permitir o crescimento sem interrupções na capacidade de armazenamento quando chegar a hora de expandir os arrays existentes e para migrar dados entre sistemas.

A maioria dos arrays de armazenamento compartilhado e maior provavelmente terá melhores ferramentas e funcionalidades de gerenciamento, o que pode tornar a nova alocação de servidor e o “cuidado e alimentação” diários mais fáceis de manusear, reduzindo a sobrecarga administrativa por terabyte.

3.      Permitir consolidação e classificação

A virtualização de armazenamento, especialmente em um dispositivo baseado em rede, também pode ser usada para consolidar o armazenamento existente e reaproveitar ativos.

Por exemplo, dados de produção mais orientados para o desempenho podem ser colocados em arrays mais novos e sistemas mais antigos podem ser usados ​​como camadas de capacidade ou para backup de disco.

Muitos sistemas de armazenamento e dispositivos de virtualização utilizados no setor público também têm funcionalidade de classificação para dar suporte a esse caso de uso.

4.      Simplificando a proteção de dados e recuperação de desastres (DR)

A virtualização de armazenamento pode ajudar a consolidar dados em um ambiente em preparação para serem copiados externamente para DR. Algumas soluções de virtualização de armazenamento incluem replicação remota assíncrona para essa finalidade.

Implementação da virtualização de armazenamento na administração pública

A virtualização de blocos é geralmente implementada de uma das três maneiras. Ele pode fazer parte do conjunto de softwares em execução no hipervisor, ser executado como uma VM ou em um servidor de aplicativos com acesso ao armazenamento de conexão direta.

Ele também pode fazer parte do software executado no controlador de armazenamento de um sistema de matriz de disco independente.

Ou a virtualização de armazenamento pode ser incorporada a um dispositivo de armazenamento conectado à rede, seja como um dispositivo de hardware pronto para uso integrado ou como uma solução de software que roda em servidor padrão.

A CPD Informática junto com a Dell entrega soluções de armazenamento virtualizado que trazem eficiência, capacidade de gerenciamento e flexibilidade para o ambiente de armazenamento das instituições públicas.

Organizações públicas de todos os tamanhos estão optando pela virtualização de servidores e muitas estão começando a aproveitar as vantagens do armazenamento virtualizado para ajudar a aumentar a eficiência, reduzir custos e tornar suas organizações de TI mais gerenciáveis ​​e flexíveis.

Um único recurso lógico é formado pela virtualização de seu ambiente de armazenamento. Isso é feito permitindo que o armazenamento disponível em vários sistemas agregue os conjuntos de discos.

Esse pool de armazenamento virtualizado pode então ser provisionado para uso por servidores, aplicativos ou por usuários individuais.

Obtenha a escalabilidade, a inteligência e a integração à nuvem de que sua organização precisa para liberar o poder de seus dados. Acelere suas cargas de trabalho críticas para a nuvem, diminuindo as paralisações de aplicativos e atendendo os requisitos de armazenamento das principais instituições públicas.

O armazenamento de dados ainda é um desafio para sua organização? A CPD tem um time de especialistas pronto para atender você, entre em contato com a gente!

Sobre a CPD Informática

Fundada em 1974, a CPD Informática é uma empresa Integradora de Recursos e Provedora de Serviços de TI (Tecnologia da Informação), com sede em Brasília e operação em todo o território nacional. Em seus mais de 40 anos de atividade, a CPD Informática se tornou referência em soluções integradas de TI com propostas inovadoras, produtos com tecnologia de ponta e atendimento especializado e diferenciado.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *